José Ricardo cobra do Ministério da Justiça, do Exército e da PF apuração do sumiço de jornalista e indigenista

Deputado José Ricardo (AM) Foto: Lula Marques

O jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do Jornal Guardian, e do indigenista Bruno Pereira, membro da Univaja e servidor em licença da Funai (Fundação Nacional do Índio), continuam desaparecidos na região do Vale do Javari, no Amazonas. Diante da gravidade dessa situação, que já dura quatro dias, o deputado federal José Ricardo (PT-AM) está cobrando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Defesa e da Polícia Federal investigação e apuração desse caso, juntamente com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, da qual é vice-coordenador.

“Estamos cobrando urgência nas buscas aos desaparecidos. Sabemos que houve ameaças e até intimidações, o que é muito comum quando se trata de indigenistas e de quem defende os direitos dos povos indígenas”, afirmou José Ricardo. Ele falou, por telefone na tarde de segunda-feira (6), com o superintendente da PF no Amazonas, Eduardo Fontes, solicitando essas apurações e investigações o quanto antes. O deputado também enviou cópia de requerimento de cobrança ao Exército Brasileiro e ao Comando Militar da Amazônia (CMA).

Em nota à imprensa, o CMA informou que ações sobre os desaparecidos só seriam iniciadas mediante o acionamento do escalão superior. “Por isso, cobramos que o Ministério da Defesa autorize o Comando Militar da Amazônia para também ajudar nas buscas dos desaparecidos”.

De acordo com o deputado, é nítido o abandono da Amazônia por parte dos governos estadual e federal, com Funai sucateada, pequena estrutura da Polícia Federal em relação ao tamanho da Amazônia, além da Base Anzol funcionar de forma precária.

O parlamentar informou que o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) está denunciando a incapacidade operacional de enfrentamento das atividades ilícitas nas áreas indígenas, prejudicando pescadores e ribeirinhos daquela região. “Então, cobramos que o governo haja nessa situação e em todas as outras onde a população está à mercê da violência e da pirataria, sem qualquer controle adequado”, finalizou José  Ricardo.

 

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também