O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), participou nesta segunda-feira (4), em Fortaleza, da solenidade de acolhimento do segundo grupo de médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos para o estado do Ceará. O grupo de 212 profissionais será distribuído em 103 municípios cearenses.
Para o líder petista, a chegada dos profissionais representa o reforço do Mais Médicos na região Nordeste. “Foi um ato singelo que envolveu forte emoção, com uma manifestação de carinho dos cearenses para receber médicos cubanos, venezuelanos, bolivianos e também brasileiros. Todos querendo trabalhar e ajudar a população carente do estado do Ceará em muitos lugares onde nunca pisou um médico. Portanto, o ato é a viabilização daquilo que a presidenta Dilma tem afirmado, que o Programa Mais Médicos esteja funcionando plenamente até o início de 2014”, enfatizou José Guimarães.
Ainda de acordo com o líder do PT, até fevereiro do próximo ano, um total de mil médicos vai fortalecer o atendimento básico de saúde no estado. Atualmente, o Ceará é o estado mais beneficiado pelo programa em toda a região Nordeste, com um atendimento que já atinge uma população de 369 mil pessoas no estado.
“O que estamos vendo com a efetivação desse programa, que vai levar um atendimento humanizado a milhões de pessoas, é um grande salto rumo a um futuro em que os brasileiros terão cada vez mais um atendimento de saúde eficiente perto de onde moram”, disse Guimarães.
Números – Esse grupo se junta aos 1.499 médicos que já estão atuando em regiões carentes do País, sendo 819 brasileiros e 680 estrangeiros, elevando a cobertura do programa de 5 milhões para 13 milhões de brasileiros. Todos esses profissionais foram avaliados por três semanas por universidades federais que testaram seus conhecimentos em Língua Portuguesa e nos protocolos de atenção básica do SUS.
Gizele Benitz