José Guimarães: “Ministério da Economia virou um cemitério”

Deputado José Guimarães. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Em discurso na tribuna da Câmara em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores, nessa quarta-feira (11), o deputado José Guimarães (PT-CE) contou que ouviu dos trabalhadores dos órgãos que estão em greve, como o INSS, por exemplo, que faz mais de um mês que o ministro da Economia, Paulo Guedes, não aparece no ministério, seu local de trabalho.

“O Ministério da Economia, que agregou em torno dele quatro ministérios, virou um cemitério. Não há ninguém trabalhando lá. É a economia brasileira à deriva, sem comando, sem gestão, sem nada. Este governo é incompetente e não sabe gerir o destino do Brasil”, criticou.

Segundo Guimarães a dupla Guedes e Bolsonaro fracassou. Ele disse que não se ouve mais falar no ministro da Economia. “Ninguém nem sabe onde que ele anda porque está desmoralizado, inclusive pelo mercado financeiro, porque não tem mais credibilidade, não tem mérito algum e levou o Brasil a esse desastre econômico, social e moral perante o mundo e perante a população brasileira”, afirmou.

Salário mínimo menor

O deputado lembrou que Bolsonaro é, dentre todos os presidentes que passaram pelo Brasil – desde o Plano Real -,  aquele que vai deixar o menor salário mínimo. Guimarães destacou ainda, que o País hoje está ostentando a pior colocação dentre as economias mundiais.

“Com a inflação, o desemprego e os juros altos, em todos os quadrantes das análises que estão sendo feitas por agências de risco que observam a situação econômica das principais economias do mundo, o Brasil sempre ocupa a segunda ou a quarta pior posição. É uma das piores economias do mundo. O que este governo tem, portanto, a comemorar? Absolutamente nada”, sentenciou.

Fragilidade humana

Na avaliação do parlamentar, Bolsonaro utiliza da fragilidade humana e da dificuldade que as pessoas vivem para tentar se reeleger. De acordo com Guimarães, o atual presidente da República trata o povo brasileiro “como fosse idiota e não percebesse que este governo faz mal ao Brasil, faz mal aos mais pobres, faz mal à economia”.

É por isso, aponta o deputado, que as pesquisas indicam que Bolsonaro não será reeleito. Segundo Guimarães, o atual presidente, hoje, ostenta, em todos os aspectos, os piores índices. “Será o primeiro presidente que não vai ser reeleito depois da redemocratização. É o pior presidente da história do Brasil em termos da renda, é o presidente que levou o Brasil ao Mapa da Fome, é o presidente que estabeleceu o preço do botijão de gás a R$ 130, R$ 140. Esse é o Brasil de hoje, o Brasil de Bolsonaro”.

Serviço Civil Voluntário

Sobre a medida provisória (MP 1099/22) que trata do Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário, que na avaliação da bancada do PT trata-se de uma MP que precariza o jovem aprendiz, Guimarães disse que a proposição é a síntese da desconstrução econômica que o governo Bolsonaro representa para o Brasil.

“Essa medida provisória traz precarização, não garante direitos e faz contratações provisórias daquelas pessoas que estão no mundo da amargura, desempregadas, e que serão contratadas apenas com objetivo eleitoreiro, porque a qualquer momento essas pessoas podem ser demitidas”, lamentou.

Para ele, a MP significa a desconstrução total da civilização das pessoas que querem um dia ter o seu emprego com carteira assinada. “Essa bomba dessa medida provisória deveria ser derrotada e devolvida, porque não serve ao País. Não serve nem para o capital, nem para o trabalho, porque desconstitui tudo”, sugeriu.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também