FOTO: ROGÉRIO TOMAZ JR./PT NA CÂMARA
Com o desafio de recompor a base do governo, o deputado José Guimarães (PT-CE) assumiu nesta terça-feira (3) a Liderança do Governo na Câmara. “Este é um ano de grandes embates e desafios e aceitei o convite com humildade e com a determinação e a coragem para dialogar muito e reconstruir todas as pontes aqui no Congresso Nacional”, afirmou. Guimarães acrescentou que a sua missão principal será a de defender o governo Dilma, construir consensos, e pensar os interesses maiores do País.
O novo líder do governo, que substitui o deputado Henrique Fontana (PT-RS), enfatizou que o momento é de estender a bandeira da paz. “Vamos iniciar o diálogo conversando com todas as lideranças”, disse Guimarães. Ele lembrou que o Congresso Nacional vive um novo momento, com novos parlamentares. “A eleição da Mesa Diretora da Câmara é coisa do passado, agora é hora de se pensar no Brasil e a meta é trabalhar muito e recompor a sustentação do governo”.
Além dos temas do dia a dia que deverão entrar na pauta semanal da Câmara, Guimarães já pensa na articulação para a aprovação das medidas necessárias para o ajuste fiscal proposto pelo governo Dilma. “Este é um ajuste fundamental para a retomada do crescimento da economia brasileira e ele será gradual e seguro. Como a própria presidenta tem assegurado, reiteradas vezes, serão preservados todos os direitos conquistados nos últimos anos”,
José Guimarães acredita na recomposição em tempo hábil para a aprovação dos projetos fundamentais para o País. “A minha vida púbica sempre foi pautada em cima de desafios, sempre com fortes emoções e em momentos desafiadores. Esse é mais um”. O novo líder acrescentou que a sua marca é o trabalho. “E tudo o que eu faço é com dedicação, com amor e com coragem. Vamos à luta pelo governo e pelo nosso projeto aqui na Casa”, concluiu.
Perfil – Vice-presidente nacional do PT e primeiro cearense a exercer a liderança do PT na Câmara Federal, entre 2012 e 2013, José Guimarães foi um dos 10 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
O deputado e advogado Guimarães já foi também coordenador da bancada do Nordeste, em 2012, e atuou como vice-líder do Governo Dilma Rousseff na Câmara, em 2011.
No seu primeiro mandato como deputado federal, entre 2007 e 2010, foi vice-líder da bancada do PT e, também nesta época, coordenou a Bancada do PT nas comissões de Finanças e Tributação da Câmara e Mista de Orçamento do Congresso Nacional.
Foi do deputado Guimarães a relatoria de projetos importantes na Câmara, como a Medida Provisória 527/11, que criou o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para as obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Ele também teve papel decisivo na aprovação da Política de Valorização do Salário Mínimo.
Vânia Rodrigues