José Guimarães apresenta projeto para tornar o Brasil autossuficiente na produção e pesquisa de vacinas

Deputado José Guimarães. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O vice-líder da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT/CE), apresentou projeto de lei (PL 2817/2021) que prevê a aplicação mínima de 20% dos recursos do Programa de Fomento à Pesquisa em Saúde para a criação de estruturas para a produção de imunizantes e de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), bem como para a pesquisa para desenvolvimento de novas vacinas.

A proposta tem, como principal objetivo, garantir não só o financiamento para a produção de fármacos que tornariam o Brasil apto ao enfrentamento de novas pandemias, mas também tornar o país autossuficiente na produção de vacinas destinadas às novas variantes do novo coronavírus.

“Quando tivermos fábricas e insumos suficientes para rápida fabricação de imunizantes, poderemos responder rapidamente a novas infecções, além de aumentar nossa participação no mercado internacional de compra e venda de vacinas”, afirma Guimarães.

Financiamento da proposta

A proposta altera a Lei nº 10.332, de 19 de dezembro de 2001, que trata do Programa de Fomento à Pesquisa em Saúde. Gerido como mais um fundo setorial de ciência e tecnologia, este específico para a área de saúde, o programa é alimentado por 17% dos recursos advindos da aplicação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), de 10%, incidente sobre a remissão de royalties ao exterior, prevista na Lei no 10.168/2000.

A previsão contida na Lei Orçamentária de 2021 prevê que a Cide irá arrecadar, neste ano, cerca de R$ 6,5 bilhões. Assim, 17% desse valor perfaz R$ 1,1 bilhão. A justificativa do PL deixa claro que a separação temporária e adicional de recursos, na prática, não irá impactar programas em desenvolvimento e financiados pelo Programa. Isso porque o governo federal destina uma quantia muito menor do que a arrecadada para essa finalidade.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão gestor dos fundos setoriais de ciência e tecnologia, vem desembolsando valores distantes daqueles arrecadados. A Cide, instituída para o financiamento de atividades de pesquisas, vem sendo utilizada, na verdade, para reforçar o caixa do Tesouro Central. O PL de Guimarães, ao destinar 20% das verbas do fundo setorial de ciência e tecnologia em saúde, está apenas indicando ao Poder Executivo qual deveria ser sua nova prioridade.

Leia a íntegra do PL 2817/2021: https://bit.ly/2VUv7UB

Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100