O deputado José Airton Cirilo (PT-CE) defendeu na 21ª Reunião Extraordinária da Comissão Internacional para Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT), em Dubrovnick, na Croácia, a sustentabilidade na pesca oceânica. Durante o encontro, iniciado na semana passada, Airton Cirilo – que também é secretário-geral da Frente Parlamentar da Pesca na Câmara dos Deputados – dialogou com várias autoridades ligadas ao tema, entre eles o Subsecretário Adjunto de Pesca Internacional, Andrew J. (Drew) Lawler, dos EUA. O petista também debateu o assunto com o representante da Embaixada do Brasil na Croácia Renato Leonardi.
“Defendemos que a sustentabilidade seja o fator principal para o desenvolvimento da pesca oceânica”, destaca José Airton Cirilo. Nas conversas, Cirilo lembrou ainda o destaque internacional alcançado pelo Brasil no setor da pesca de atum, reconhecido pela maior entidade do setor no mundo, a Comissão Internacional para Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT).
O encontro termina nesta segunda-feira (19), quando serão definidas as cotas por toneladas de captura do atum de cada país, anualmente, de acordo com os dados estatísticos apresentados anteriormente e monitorados pela Comissão.
Participam da 21ª reunião da entidade delegações de 49 países. Além de Airton Cirilo, também fazem parte da comitiva brasileira o presidente da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura, deputado Cléber Verde (PRB-MA), e os deputados Roberto Sales (DEM-RJ) e Antônio Bulhões (PRB-SP).
Héber Carvalho