Jornada de Lutas da Juventude realiza ato no Congresso nesta terça-feira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iniciada no dia 25 de março, a Jornada de Lutas da Juventude 2013 realizará, nesta terça-feira (2), um ato na Esplanada dos Ministérios para chamar a atenção da sociedade para sua pauta de reivindicações, que agrega bandeiras de lutas de entidades e movimentos sociais dos mais diversos campos de atuação.

“Unir a Juventude Brasileira: Se o presente é de luta, o futuro nos pertence” é o lema do manifesto assinado por 43 entidades, movimentos, organizações e redes das juventudes. O documento da Jornada aponta a necessidade de se aprofundar as mudanças no País, através do aumento no financiamento da educação, da democratização dos meios de comunicação, da implementação da reforma agrária, do estímulo do trabalho decente para a juventude, entre outros itens, como a defesa dos direitos humanos e da diversidade sexual.

Para o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), a Jornada é fundamental para fortalecer o protagonismo da juventude no processo de transformação do Brasil. “A juventude no Brasil e no mundo sempre foi a vanguarda das grandes mudanças e esta mobilização tem o grande mérito de defender pautas extremamente importantes para a construção do futuro do País, como o reforço do investimento na educação, na ciência e tecnologia, entre outras”, declarou Lopes, que foi um dos principais articuladores da elaboração e aprovação do Estatuto da Juventude na Câmara. As entidades da Jornada, aliás, acreditam que o Estatuto da Juventude pode ser votado no Senado ainda este mês.

Já o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) entende que é preciso consolidar as políticas para a juventude, a exemplo do que ocorreu com outros segmentos da população. “O Brasil estruturou bem as políticas para crianças e para idosos. Agora precisamos nos debruçar mais sobre as políticas para a juventude, que já avançaram bastante com o ex-presidente Lula e agora com a presidenta Dilma Rousseff, mas ainda há questões que precisam ser solucionadas, como a violência contra os jovens e a política de drogas, que hoje criminaliza a juventude”, opinou Teixeira, autor de projeto de lei (PL 4471/12) que determina apuração rigorosa das mortes ocorridas em decorrência de ações policiais.

O ato consistirá numa marcha cuja concentração terá início às 9h, na Catedral de Brasília. Os participantes farão um trajeto que terá paradas em vários ministérios e também no gramado do Congresso Nacional. As entidades concederão uma entrevista coletiva ao meio-dia, no Salão Verde da Câmara.

À tarde, as entidades organizadoras da Jornada serão recebidas pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Dentre as entidades que compõem a Jornada estão: União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura Familiar (Contag), Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Pastoral da Juventude, Levante Popular da Juventude, Marcha Mundial de Mulheres (MMM), entre outros.

Mais informações: https://madmimi.com/mimio/b7a1a3/

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também