O deputado João Paulo Lima (PT-PE) ocupou a tribuna ontem para fazer um alerta acerca do elevado índice de homicídios no Brasil e sugerir uma prática alternativa para combater a violência. Ele destacou que a taxa de homicídios no País atingiu a “pior marca” dos últimos quatro anos – 50 mil casos, que, segundo o parlamentar, conferem ao País um “recorde macabro”. “Essa matança entre brasileiros, numa época de paz, é algo exorbitante, pois representa o dobro de mortes num ano de guerra sangrenta, como numa guerra entre Rússia e Chechênia! Isso coloca o Brasil na condição de sétimo país mais violento do mundo”, afirmou.
João Paulo dimensionou esse clima de violência ao citar também outros tipos de crimes, como roubos e os relacionados ao narcotráfico, que cresceram quase 20%, só no ano passado. Diante desse quadro, o petista ressaltou que, apesar dos esforços dos governos Dilma e Lula, é preciso considerar que a causa da violência se dá, também, por uma “uma concepção de vida”, deixando antever que seriam necessárias alternativas para atacar o problema sob um viés mais pessoal e humanista.
“Nesse sentido, faço um apelo à presidenta Dilma Rousseff para que apoie a ideia de uma meditação coletiva, a ser realizada por uma liderança pacifista internacional, em visita ao Brasil, no próximo mês: a senhora Rajshree Patel. Segundo detalhou João Paulo, Rajshree Patel é uma líder humanitária de grande prestígio, que atua como voluntária e instrutora da Fundação Arte de Viver, conhecida e respeitada em todo o planeta. Ela visitará o Brasil em missão de paz, para conferências e encontros com lideranças brasileiras.
João Paulo Lima detalhou que a meditação é uma prática muito antiga e sagrada por natureza, que inspirou grandes líderes espirituais, de Buda a Mahatma Gandhi. “É uma prática bastante sutil, é verdade, mas muito eficaz para elevar os valores humanos. A meditação tem o poder quase mágico de aperfeiçoar as condutas humanas e pacificar o coração das pessoas”, explicou.
O deputado informou que Rajshree Patel se fará presente em Brasília, alguém, que de acordo com o deputado, “vem trazer um gesto de amor ao Brasil e ao povo brasileiro, alguém que merece a maior atenção por parte da nossa presidenta, nessa cruzada pela paz no Brasil”. “Que nosso País e nossa maior governante não percam essa chance de meditar pela paz, através do gesto mais simples e generoso que se pode praticar: a meditação coletiva”, finalizou.
PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra