Deputado promoveu audiência pública para pautar a obra como uma das prioridades no Sergipe.
O deputado João Daniel (PT-SE) propôs a união dos governos federal e estadual e do Congresso Nacional a fim de priorizar recursos do orçamento para obras do Canal de Xingó, um projeto de grande relevância para o desenvolvimento socioeconômico de Sergipe e parte da Bahia. A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados promoveu o debate sobre o tema nesta terça-feira (2/7).
“Fazemos um apelo para que essa obra seja pautada como prioritária pelo Governo do Estado do Sergipe”, pediu João Daniel, ao destacar que o presidente Lula estabeleceu três obras prioritárias para cada estado da federação.
O parlamentar explicou que os deputados das bancadas de Sergipe e da Bahia podem ajudar com a destinação de recursos, mas enfatizou que a obra depende de um orçamento exclusivo do executivo federal. “O governo estadual e a bancada serão parceiros e ajudarão, mas dependemos dos recursos da União”, afirmou João Daniel.
Codevasf
O Presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, afirmou que o projeto, que teve seus estudos realizados há mais de 20 anos, está “pronto e maduro” para ser iniciado.
A primeira etapa consiste na finalização do túnel Vila Matias, uma obra estimada entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões. “É uma obra que pode ser realizada com recursos da bancada, uma vez que esses recursos exigem obrigatoriedade. Caso sejam destinadas verbas por um ano, garantiríamos os anos seguintes”, explicou Moreira.
Os demais recursos necessários para concluir a obra viriam do governo federal, com aporte de programas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O projeto está maduro e pronto para ser executado, dependendo unicamente da questão orçamentária”, destacou o presidente da Codevasf.
Infraestrutura hídrica
O Canal de Xingó é uma das mais importantes obras de infraestrutura hídrica situada na região do semiárido nordestino. Com o objetivo de promover a segurança hídrica e impulsionar o desenvolvimento econômico e social, o projeto abrange a construção de um extenso canal que transportará as águas do Rio São Francisco para áreas necessitadas de irrigação e abastecimento.
A irrigação proporcionada pelo canal permitirá a expansão da agricultura irrigada, aumentando a produtividade e a diversidade de culturas na região, além de gerar emprego e renda para a população local.
Com a melhoria da infraestrutura hídrica, a região tende a atrair novos investimentos, impulsionando setores como o turismo, a pesca e a agroindústria, promovendo um ciclo virtuoso de crescimento econômico.
Leia Mais: Estação hídrica vai beneficiar 615 mil habitantes do semiárido pernambucano
Saiba mais:
Lorena Vale