O deputado João Daniel (PT-SE) foi eleito nesta quarta-feira (27) presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra). Ele substitui no comando do colegiado o deputado Cristiano Vale (PP-PA).
Após a proclamação do resultado, o petista agradeceu a confiança do partido e disse que a Comissão estará a serviço do povo brasileiro na discussão de temas relativos ao desenvolvimento regional e da Amazônia.
“Primeiro quero agradecer a nossa bancada do Partido dos Trabalhadores, nosso líder (Reginaldo Lopes – PT/MG) e dizer que nossa expectativa é trabalhar para fazer com que essa comissão continue representando dentro da Câmara Federal os interesses nacionais e regionais. Queremos fazer aqui grandes debates sobre temas importantes para o povo brasileiro, para o desenvolvimento regional e a Amazônia, e estaremos aqui a serviço da sociedade brasileira em todos os temas de interesse desse colegiado”, afirmou João Daniel.
Biografia
O novo presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia exerce o 2º mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. Eleito em 2014 e reeleito em 2018, João Daniel também foi deputado estadual em seu estado natal, eleito em 2010.
Filho de pequenos agricultores, iniciou sua trajetória política aos 17 anos na Pastoral da Juventude e nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Já adulto, saiu do interior de Santa Catarina para fundar o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em 1987, mudou-se para Sergipe, onde participou da organização do MST no estado e do comando do movimento.
Héber Carvalho