Irma Passoni, primeira mulher a liderar a Bancada do PT, recebe Medalha Mérito Legislativo

Ex-deputada Irma Passoni recebe honraria na Câmara dos Deputados. Fotos: Thiago Coelho

Por indicação da Liderança do PT na Câmara, a ex-deputada constituinte e primeira mulher a liderar a Bancada do partido na Casa, Irma Passoni, recebeu nesta quarta-feira (7/1) a Medalha Mérito Legislativo 2023. Criada em 1983, a maior honraria concedida pela Câmara é atribuída a pessoas, instituições, entidades, movimentos ou campanhas que tenham prestado serviços relevantes ao Poder legislativo ou ao Brasil. A indicação para recebimento da medalha foi assinada pelo então líder do PT no ano de 2023, o deputado Zeca Dirceu (PR).

Além de liderar a Bancada do PT na Câmara entre 12/3/1986 a 1/2/1987, Irma Passoni também presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. E durante a solenidade, a ex-parlamentar recebeu a medalha das mãos do presidente da Casa, deputado Artur Lira (PP-AL), da 2ª secretária da Mesa Diretora, deputada Maria do Rosário (PT-RS), e do secretário de Comunicação Social da Câmara, deputado Jilmar Tatto (PT-SP).

Democracia e justiça social

Minutos antes de receber a honraria, Irma Passoni dividiu o mérito pelo recebimento da medalha a outros milhões de brasileiros que batalharam durante anos pela democracia e justiça social no Brasil.

“Dar essa medalha é reconhecer o esforço de cidadãos e cidadãs que, por este País afora, constroem a vida com tanto esforço e tanto trabalho. Parabenizo a Câmara por criar esta homenagem, que se estende a milhões de pessoas que conheci neste País que batalharam por muitos anos e com muito afinco pela democracia para que todos tenham seus direitos individuais e sociais básicos garantidos”, afirmou a ex-parlamentar.

Durante pronunciamento antes da entrega das medalhas, a deputada Maria do Rosário – que organizou a cerimônia – destacou o significado da honraria.

“Essa é a mais alta honraria concedida pela Câmara dos Deputados. Considerando que esta é a Casa de todos brasileiros e brasileiras, podemos dizer que esta honraria é concedida pelo próprio povo. Essa medalha simboliza o compromisso das senhoras e dos senhores com o Brasil, com a nossa democracia e com a Constituição, que tem como principais valores a soberania e a cidadania, que a sustentam”, declarou.

Indicados

Como representante da Mesa Diretora, Maria do Rosário indicou duas pessoas para receber a honraria: o ex-governador do Rio Grande do Sul, ex-prefeito de Porto Alegre, ex-ministro e ex-deputado constituinte, Olívio Dutra, pelos grandes serviços prestados ao Rio Grande do Sul e ao Brasil, e o jogador de futebol do Real Madri e da Seleção Brasileira, Vinícius Júnior (Vini Jr), pela sua luta contra o racismo no esporte.

O ex-governador Olívio Dutra não pôde comparecer à cerimônia, mas receberá a medalha posteriormente. Já a honraria destinada a Vini Jr foi entregue a Caroline Vasconcelos, que representou o jogador.

Presidente Arthur Lira condecora Irma Passoni. Foto: Thiago Coelho

 

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100