Investimentos nas estradas que cruzam Minas Gerais

Deputado Reginaldo Lopes. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

(*) Reginaldo Lopes

Minas Gerais esteve no centro das atenções do governo federal nos dois últimos dias. Uma comitiva, comandada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, juntamente com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, rodou o Estado anunciando investimentos em rodovias que cruzam nosso território. O objetivo foi entregar um complexo viário, vistoriar obras em andamento e assinar ordens de serviço que possibilitarão novas intervenções nas estradas.

A primeira parada aconteceu ontem com a inauguração do Trevão de Monte Alegre de Minas, localizado no entroncamento da BR–365/MG com a BR–153/MG. De lá, partimos para o Vale do Aço, onde houve uma visita nas obras de manutenção na BR-381, na cidade de Timóteo. Na mesma região, nos deslocamos para Ipatinga, onde foi assinada uma ordem de serviço para manutenção da B–116/MG entre Teófilo Otoni e Governador Valadares. Já nesta terça-feira, a parada foi em São João del-Rei, onde foi assinada a ordem de serviço de manutenção da BR–265 até Lavras.

Minas Gerais é o Estado da integração nacional, sendo cortada por muitas estradas nacionais. A passagem da comitiva acontece dois meses depois de anúncios sobre investimentos serem feitos em cerimônia em Belo Horizonte com a presença do presidente Lula. Uma das obras mais esperadas finalmente vai sair do papel, depois de décadas: a solução para corrigir os trechos mais críticos da chamada “rodovia da morte”, entre Belo Horizonte e João Monlevade. E, também importante, a duplicação da BR–381.

O investimento nas rodovias do país inteiro já é uma das marcas do primeiro ano do governo Lula. Foram quase R$ 15 bilhões que ajudaram a recuperar, pavimentar e duplicar cerca de 4.600 km de rodovias federais em 2023. O número é mais que o dobro do registrado em 2022 pela gestão passada, quando os investimentos públicos em rodovias e ferrovias chegaram ao menor valor em décadas. Do total dos investimentos em estradas, metade foi levada adiante com investimento público, que já é maior do que tudo que foi entregue pela gestão passada.

Uma série de medidas está sendo tomada para resgatar o interesse e aproximar investidores privados do setor de transportes. É uma parceria fundamental para retomar projetos significativos e construir uma agenda sólida para desenvolver a infraestrutura das estradas. O governo anterior fez seis contratos com cessão de rodovias, enquanto Lula deve realizar uma média de 50.

O compromisso firmado pelo ministro Renan Filho é uma vez por mês realizar atividades no Estado semelhantes às que aconteceram nesta semana, mostrando a importância de Minas nos investimentos do Ministério dos Transportes. Nada mais justo, visto que nosso Estado é o que tem mais presença de rodovias. A previsão é de investimentos na ordem de R$ 1 bilhão por ano na malha viária que cruza o território mineiro.

Investir nas estradas é apostar diretamente no desenvolvimento econômico. Nosso transporte passa majoritariamente por elas. Toda produção depende do bom estado de conservação e segurança das rodovias. Além disso, a realização de obras na infraestrutura nas rodovias gera milhares de empregos, produzindo renda, direta e indiretamente, para a comunidade local.

(*) é deputado federal (PT-MG)

Artigo publicado originalmente no portal O Tempo

 

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