Investimentos nas estradas que cruzam Minas Gerais

Deputado Reginaldo Lopes. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

(*) Reginaldo Lopes

Minas Gerais esteve no centro das atenções do governo federal nos dois últimos dias. Uma comitiva, comandada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, juntamente com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, rodou o Estado anunciando investimentos em rodovias que cruzam nosso território. O objetivo foi entregar um complexo viário, vistoriar obras em andamento e assinar ordens de serviço que possibilitarão novas intervenções nas estradas.

A primeira parada aconteceu ontem com a inauguração do Trevão de Monte Alegre de Minas, localizado no entroncamento da BR–365/MG com a BR–153/MG. De lá, partimos para o Vale do Aço, onde houve uma visita nas obras de manutenção na BR-381, na cidade de Timóteo. Na mesma região, nos deslocamos para Ipatinga, onde foi assinada uma ordem de serviço para manutenção da B–116/MG entre Teófilo Otoni e Governador Valadares. Já nesta terça-feira, a parada foi em São João del-Rei, onde foi assinada a ordem de serviço de manutenção da BR–265 até Lavras.

Minas Gerais é o Estado da integração nacional, sendo cortada por muitas estradas nacionais. A passagem da comitiva acontece dois meses depois de anúncios sobre investimentos serem feitos em cerimônia em Belo Horizonte com a presença do presidente Lula. Uma das obras mais esperadas finalmente vai sair do papel, depois de décadas: a solução para corrigir os trechos mais críticos da chamada “rodovia da morte”, entre Belo Horizonte e João Monlevade. E, também importante, a duplicação da BR–381.

O investimento nas rodovias do país inteiro já é uma das marcas do primeiro ano do governo Lula. Foram quase R$ 15 bilhões que ajudaram a recuperar, pavimentar e duplicar cerca de 4.600 km de rodovias federais em 2023. O número é mais que o dobro do registrado em 2022 pela gestão passada, quando os investimentos públicos em rodovias e ferrovias chegaram ao menor valor em décadas. Do total dos investimentos em estradas, metade foi levada adiante com investimento público, que já é maior do que tudo que foi entregue pela gestão passada.

Uma série de medidas está sendo tomada para resgatar o interesse e aproximar investidores privados do setor de transportes. É uma parceria fundamental para retomar projetos significativos e construir uma agenda sólida para desenvolver a infraestrutura das estradas. O governo anterior fez seis contratos com cessão de rodovias, enquanto Lula deve realizar uma média de 50.

O compromisso firmado pelo ministro Renan Filho é uma vez por mês realizar atividades no Estado semelhantes às que aconteceram nesta semana, mostrando a importância de Minas nos investimentos do Ministério dos Transportes. Nada mais justo, visto que nosso Estado é o que tem mais presença de rodovias. A previsão é de investimentos na ordem de R$ 1 bilhão por ano na malha viária que cruza o território mineiro.

Investir nas estradas é apostar diretamente no desenvolvimento econômico. Nosso transporte passa majoritariamente por elas. Toda produção depende do bom estado de conservação e segurança das rodovias. Além disso, a realização de obras na infraestrutura nas rodovias gera milhares de empregos, produzindo renda, direta e indiretamente, para a comunidade local.

(*) é deputado federal (PT-MG)

Artigo publicado originalmente no portal O Tempo

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100