Para reforçar a qualificação profissional visando a Copa do Mundo de 2014, o governo criou o Pronatec Copa, uma linha diferenciada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, voltada para atender especificamente demandas relacionadas ao mundial de futebol.
Até o dia 7 de junho, jovens com mais de 18 anos e que moram em 120 municípios comtemplados pelo programa vão poder realizar a pré-matrícula para os cursos oferecidos pelo programa.
Como as vagas são limitadas, os jovens devem procurar a secretaria municipal de turismo e escolher um entre os cinco cursos disponíveis: recepcionista e camareiro em meios de hospedagem, garçom, auxiliar de cozinha e organizador de eventos. Os cursos serão realizados nas instituições de ensino do “Sistema S” – SENAC, SENAI, SESI, SENAR e SEST – e nas escolas públicas federais e estaduais ou outras instituições criadas pelos ofertantes como unidades remotas de ensino.
“A nossa intenção é preparar o Brasil, por meio da qualificação, para deixar como legado uma imagem positiva do país para aqueles que visitarão as cidades brasileiras, por ocasião dos eventos esportivos, entre eles, a Copa do Mundo”, afirmou o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.
Na avaliação do deputado Vicente Cândido (PT-SP), que integra a Comissão de Turismo e Desporto (CTD), o Pronatec “é, sem dúvida, de extrema importância” para o País. “A capacitação resgata a dignidade de toda uma geração que não teve a oportunidade de se qualificar para disputar com a cabeça erguida uma vaga no mercado de trabalho”, argumentou o petista.
Além dos cursos de capacitação profissional para quem vai trabalhar nos setores de serviços ligados à Copa do Mundo de 2014, o governo federal criou o Pronatec Copa na Empresa. Ele é destinado à qualificação de profissionais do setor de turismo, por demanda do empregador. As aulas podem acontecer no próprio local de trabalho, na frequência e nos horários mais convenientes às empresas. A solicitação também pode ser feita por intermédio de instituições ou sindicatos do setor.
O Pronatec Copa na Empresa oferece 44 cursos profissionalizantes, gratuitos e presenciais. O programa disponibiliza, ainda, capacitação em Inglês, Espanhol, Francês e Libras (língua brasileira de sinais) para os profissionais que vão ter contato direto com os turistas.
Para o deputado José Airton Cirilo (PT-CE), que também integra a CTD da Câmara, o Pronatec Copa é o maior programa de capacitação da juventude brasileira. “Além de qualificar os nossos jovens para os desafios de receber os turistas brasileiros e do mundo, o programa ajuda a inseri-los no mercado de trabalho e na geração de renda”, disse.
O Pronatec Copa, o Pronatec Copa na Empresa e o Pronatec Copa Social são três linhas de ação do Pronatec Turismo, do Ministério do Turismo (MTur). O programa é instituído para contribuir com a melhoria da qualidade da prestação de serviços aos turistas. Parceiro do Serviço Social da Indústria (Sesi), o Pronatec Copa Social oferece qualificação às pessoas em situação de vulnerabilidade social, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.
A medida foi elogiada pelo deputado Policarpo (PT-DF), que também integra a Comissão de Turismo da Câmara. “Ao criar o Pronatec Copa Social, o governo reafirma a sua preocupação com a reinserção dessas pessoas ao mercado de trabalho e não apenas com os grandes eventos”, avaliou o petista.
Ivana Figueiredo com Ministério do Turismo
Foto: Reprodução/Ministério do Turismo
Leia mais:
Saiba quais são as cidades contempladas pelo Programa Pronatec Copa:
http://pronateccopa.turismo.gov.br/cidades.html
Outras informações sobre o Pronatec Copa Empresa: