Iniciativa do PT: Seminário aponta para importância de ampliação do uso do biodiesel

MarcioMacedoDestaque

A Câmara realizou nesta terça-feira (27), por iniciativa do deputado Márcio Macêdo (PT-SE), o seminário “Biodiesel: produzindo energia e limpando o meio ambiente”. O evento foi resultado de uma parceria com o projeto “Mover”, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).

“O objetivo foi discutir  o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, na expectativa da retomada da trajetória exitosa que o programa experimentou entre 2008 e 2010, especialmente no que tange à necessidade de elevação da mistura compulsória de biodiesel no diesel consumido no Brasil, passando do B5 para o B7”, disse o parlamentar. Ampliar do B5 para B7 significa aumentar de 5% para 7% a porcentagem do biodiesel no diesel comercializado no país.

O seminário também serviu como ação para promover a conscientização da sociedade, ampliar o recolhimento do óleo de fritura usado e o aproveitamento de gorduras animais para a produção de biodiesel. Parlamentares, industriais, produtores agrícolas, pesquisadores e estudantes discutiram a produção de biodiesel no Brasil e o aproveitamento de passivos ambientais como matérias-primas para esse combustível.

 “O Brasil possui 63 unidades produtoras de biodiesel distribuídas pelas cinco regiões com uma capacidade instalada de produção de 8 bilhões de litros/ano, ante um consumo estagnado da ordem de 3 bilhões de litros/ano, para atendimento do único mercado existente, o B5. Mais de 20 unidades estão paralisadas em razão do acentuado descolamento entre oferta e demanda, resultando em mais de 60% de ociosidade na capacidade industrial, sendo que algumas declararam o encerramento definitivo das atividades de biodiesel”, afirmou Márcio Macêdo.

Ele defendeu que “o setor produtor de biodiesel, incluindo todos os elos da cadeia, diante dos investimentos realizados, da segurança em relação à expressiva safra brasileira de grãos, da oportunidade de se reduzir a importação de diesel e de todas as demais condições favoráveis de potencializar os seus efeitos, necessita de ampliação da demanda no mercado interno pela progressão inadiável para o B7”. O deputado sugeriu que a mistura de 10% seja efetivada até 2020.

“Essa retomada é muito importante do ponto de vista ambiental e do ponto de vista econômico para o Brasil. Espero que possa seguir a velocidade necessária para que a gente possa chegar em 2020 com B10 [diesel com 10% de biodiesel]”, afirmou.

Márcio Macêdo ressaltou ainda que o setor bovino tem se destacado como a segunda matéria-prima mais utilizada na produção de biodiesel, respondendo por 20% da produção. Em primeiro lugar está a soja com 74%.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também