Indígenas: Parlamentares do PT cobram do governo apuração do conflito no MS

Deputados petistas com o governador do MS. Foto: Divulgação

O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) e os deputados estaduais Pedro Kemp e Amarildo Cruz, do PT, estiveram na tarde de segunda-feira (27) em audiência com o governador Reinaldo Azambuja sobre o conflito entre indígenas Guarani-Kaiowá e policiais militares em Amambai, no Mato Grosso do Sul (MS).

De acordo com Vander, foram dois os focos de reivindicação na audiência.

“Primeiro, precisamos saber se é verídico o vídeo que circula nas redes sociais que mostra uma pessoa sendo supostamente executada. Em segundo lugar, é necessário que seja esclarecido se havia ou não mandado de reintegração de posse para essa ação de desocupação da área do conflito”, pontua o congressista.

Sobre o primeiro ponto destacado por Vander, Pedro Kemp e Amarildo Cruz informaram que nesta terça-feira (28) vão apresentar um requerimento oficial ao Governo do Estado para que seja feita uma perícia do vídeo.

Denúncia de execução

O governador afirmou que assim que receber o requerimento, a ser protocolado na Assembleia Legislativa, vai determinar a apuração da denúncia de execução.

“Se for confirmada a versão do vídeo, é algo gravíssimo, algo que a gente não pode permitir que aconteça por parte das nossas forças de segurança, que devem sempre agir dentro da legalidade”, pondera Vander Loubet.

O deputado destaca ainda que estará em Brasília a partir desta terça-feira, onde vai acionar as instituições envolvidas com a questão indígena para cobrar a apuração dos fatos em âmbito federal.

Providências da União

“Independente do resultado da apuração feita pelo governo estadual, temos que exigir da União providências para que episódios como esse de Amambai não se repitam. Precisamos estancar esse processo de violência e agressão contra os povos indígenas de Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil”, conclui.

 

Assessoria de Imprensa deputado Vander Loubet

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também