Ilegalidades: Comissão aprova requerimento para ouvir Ricardo Salles e o ex-superintendente da PF no Amazonas

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (28) requerimentos do deputado Leo de Brito (PT-AC) para ouvir, separadamente, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, o delegado Alexandre Saraiva. O objetivo das reuniões é esclarecer as acusações feitas pelo delegado sobre a participação do ministro em uma organização criminosa que atua em favor de madeireiros ilegais, e que cria obstáculos às ações de fiscalização da Polícia Federal e do Ibama na região. Por acordo, os requerimentos que inicialmente convocavam as autoridades foram transformados em convite.

Ao pedir o apoio dos parlamentares do colegiado para a aprovação do requerimento, Leo de Brito lembrou que o delegado da PF foi afastado do cargo de superintendente da Polícia Federal no Amazonas logo após ter denunciado o ministro do meio ambiente ao STF. De acordo com o parlamentar, ao defender a organização criminosa que extraiu madeira ilegal da floresta, Ricardo Salles cometeu os crimes de advocacia administrativa e de associação à organização criminosa.

Deputado Leo de Brito. Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo

“Peço apoio a esse requerimento porque a notícia crime encaminhada pelo delegado da PF ao STF fala de crimes ambientais praticados no Amazonas. Para além da falácia do Bolsonaro na Cúpula do Clima, o que este governo tem feito é incentivar a destruição da Amazônia, e de outros biomas como o Pantanal. Essa é uma situação incrível, onde mais de 200 mil metros cúbicos de madeira foram extraídos ilegalmente, e o ministro (Ricardo Salles) foi lá no Amazonas defender a organização criminosa”, explicou.

Após acordo com deputados da base do governo, Leo de Brito aceitou a sugestão para também serem ouvidos no mesmo dia do delegado da PF, representantes do Ibama e dos madeireiros da região. Porém, as reuniões serão separadas. Os deputados Jorge Solla (PT-BA) e Padre João (PT-MG) também subscreveram os requerimentos.

Outros requerimentos

A CFFC aprovou ainda outros três requerimentos de autoria de deputados petistas. No primeiro o deputado Leo de Brito solicita informações ao Ministério da Defesa sobre os 85% de leitos de enfermarias e UTI’s ociosos em hospitais das Forças Armadas.

No outro, também do deputado acriano, é solicitado informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre o gasto de cerca de R$ 100 mil com hospedagem, diárias e salas de apoio na viagem feita a Israel, em março de 2021, pela comitiva comandada pelo então ministro Ernesto Araújo e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O objetivo da viagem foi verificar a eficácia de um spray nasal anti-covid descrito pelos bolsonaristas como “milagroso”.

Por último, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou requerimento do deputado Jorge Solla para a realização de audiência pública para debater o impacto fiscal e a repercussão sobre a dívida pública do Auxílio Emergencial pago durante a pandemia do Coronavírus nos anos de 2020 e 2021.

Reação bolsonarista

Logo no início da reunião, os deputados da base do governo – liderados pela deputada Alê Silva (PSL-MG), tentaram impedir a votação de todos os requerimentos de convocação de ministros. Ignorando a função da própria comissão, de fiscalizar ações do governo, os bolsonaristas iniciaram uma grande discussão contra a votação do primeiro requerimento na pauta, do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), que convidava o ministro da Defesa, Braga Netto, para prestar esclarecimentos sobre vagas de UTI ociosas nos hospitais das Forças Armadas.

Ao apoiar a proposta, o deputado Jorge Solla disse não entender “o desespero bolsonarista” em não querer que a comissão “cumpra a sua função de fiscalizar os atos do governo ouvindo os ministros”. Após muito debate, o requerimento foi aprovado, na forma de convite, abrindo caminho para a aprovação das demais propostas.

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex