Humberto Costa quer convocar secretário do MS por ataque a vacinas

Foto: Alessandro Dantas

O Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, será convidado pelo Senado a explicar a nota em que volta a defender uso de remédios sem eficácia no tratamento da Covid-19 e lança dúvidas sobre a eficácia das vacinas para combater a pandemia. O requerimento foi apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) nesta segunda-feira (24) e deve ser analisado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) na reabertura dos trabalhos legislativos, na primeira semana de fevereiro.

No requerimento de convite para audiência pública, Humberto Costa, que preside a CDH, destaca que a nota assinada por Hélio Angotti Neto levanta suspeitas sobre estudo de pesquisadores da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde) que fornece diretrizes para o tratamento da doença pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.

“Todos os cientistas renomados e os que compõem a Conitec já rechaçaram qualquer possível benefício advindo do uso da hidroxicloroquina no tratamento ou mesmo na prevenção da Covid, bem como a Anvisa”, afirmou Humberto.

O secretário também terá que explicar por que colocou em xeque os métodos utilizados nas pesquisas científicas apresentadas para os testes da vacina. “Membros do alto escalão do Ministério da Saúde continuam disseminando dúvidas sobre os avanços da ciência. E como se não bastasse, o próprio Secretário da Ciência e Tecnologia aparece liderando esse movimento”, aponta o senador no ofício.

Abaixo-assinado

A indignação contra a nota do gestor do Ministério da Saúde está expressa também em abaixo-assinado que em menos de dois dias obteve mais de 62 mil adesões. A petição online (clique aqui para assinar) foi lançada por docentes, profissionais de saúde e pesquisadores brasileiros. No documento intitulado “Sociedade reage ao novo golpe contra a vacinação”, os autores demonstram perplexidade frente à “vasta lista de estultices apresentada pela nota técnica”.

“É espantoso que o Ministério da Saúde recuse normas elaboradas por um grupo de pesquisadores, convocados pelo próprio Ministério, criando uma situação sem precedentes em nosso país. Causa enorme preocupação o fato de que as rédeas do Ministério da Saúde estejam sob a posse da ideologia, da desinformação e, principalmente, da ignorância. O comportamento do Ministério da Saúde transgride não somente os princípios da boa Ciência, mas avança a passos largos para consolidar a prática sistemática de destruição de todo um sistema de saúde”,  ressaltam os profissionais, que pedem com urgência a adoção, pelo SUS, das normas de tratamento hospitalar e ambulatorial da Covid-19 aprovadas pela Conitec.

PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também