A decisão – inédita no futebol brasileiro – de Atlético Paranaense e Coritiba de rejeitarem a transmissão dos seus jogos pela Rede Globo e usarem as redes sociais para isso, além agradar os torcedores, deve provocar um “levante” de outros clubes que devem seguir o caminho aberto. A avaliação é do deputado Robinson Almeida (PT-BA).
Para ele, a iniciativa dos clubes paranaenses “quebra o monopólio na transmissão do futebol brasileiro” e certamente estimulará outras agremiações a rejeitar o modelo imposto pelas televisões, sobretudo pela Rede Globo.
“Os grandes conglomerados de comunicação, que detêm até mesmo a programação do horário dos jogos dos principais clubes brasileiros, agora terá que conviver com o processo democrático de acesso ao conteúdo de futebol disponibilizado para todos através da Internet”, argumenta Robinson, com a experiência de quem integra o conselho deliberativo do Esporte Clube Vitória e conhece o tema.
No seu estado, Bahia e Vitória recebem 800 mil reais da patrocinadora de televisão, informa o parlamentar. “Deve ser uma das piores remunerações do Brasil. O negócio só está sendo bom para quem transmite. Não está sendo bom para quem produz o conteúdo que está sendo transmitido”, critica.
Na avaliação de Robinson, a porta foi aberta pela dupla Atle-Tiba e é provável que times de outros estados avaliem a experiência paranaense e adotem medidas semelhantes. “Certamente haverá um levante no Brasil com relação ao negócio da transmissão de futebol e Atlético e Coritiba entram para a história como os pioneiros a questionar esse modelo e abrir a possibilidade de os clubes terem um retorno maior com a exibição do seu conteúdo”, acredita o deputado.
Durante a transmissão do clássico, na última quarta-feira (1º), o pico de acesso foi de 208 mil usuários acompanhando simultaneamente a partida pelos canais do Youtube e do Facebook dos dois times*. No alcance total no Facebook, a transmissão do jogo impactou mais de 11 milhões de internautas, boa parte de fora do Paraná. Dos mais de 160 mil comentários publicados nas transmissões, a maioria elogiava a iniciativa e destacava a derrota da Rede Globo na disputa.
O resultado da ação foi muito comemorado pelos dois times, que publicaram notícias nos seus portais oficiais com as estatísticas completas da transmissão.
Redes do Atle-Tiba:
Facebook: www.facebook.com/atleticopr – www.facebook.com/coritibaoficial
YouTube: www.youtube.com/tvatleticopr – www.youtube.com/coritibaoficial
Confira os números completos da transmissão:
http://www.atleticoparanaense.com/site/noticias/detalhe/42758/Transmisso-impactou-mais-de-8-milhes-de-pessoas-durante-o-jogo-somente-no-Facebook-do-CAP
Rogério Tomaz Jr.
Foto: Rafael Carlota