A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) promove, nesta quarta-feira (28), Fórum Interativo sobre assistência técnica para habitação de interesse social, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR). O tema foi escolhido em comemoração aos 10 anos de criação da Lei 11.888/2008, que dispõe sobre o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para projeto e construção de habitações. A sala interativa já está aberta para receber questionamentos dos internautas sobre o tema. Participe pelo link: http://bit.ly/edemocracia_796.
O evento surgiu por iniciativa da deputada Margarida Salomão (PT-MG) e objetiva com o diálogo contemplar propostas para um modelo nacional de assistência técnica em habitação social para ser aplicado em 200 cidades brasileiras, de acordo com a Lei 11.888/2008.
No Brasil, mais de 85% das famílias constroem ou reformam suas casas sem ajuda de um profissional habilitado da área. As construções são debilitadas e de risco para os próprios moradores. Diante dessa realidade, o colegiado e o CAU/BR propõem esclarecer dúvidas e traçar objetivos sobre o tema.
Entre os participantes do Fórum estão o arquiteto e urbanista Guivaldo D´Alexandria Batista, segundo vice-presidente do CAU/BR, especializado em construção civil, e professor adjunto da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA); e a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), Daniela Pareja Garcia Sarmento.
O Fórum Interativo existe desde 2017, proveniente de uma parceria técnica com o CAU/BR. O evento conta sempre com transmissão ao vivo pelo portal do CAU/ BR e pelo E-Democracia, da Câmara dos Deputados. O sistema permite a interação e o envio de perguntas antes e durante a discussão, garantindo a efetiva participação popular. A sala interativa já está aberta. Participe pelo link: http://bit.ly/edemocracia_796.
O debate acontece às 8h30 no plenário 16, da Câmara dos Deputados.
Assessoria de Comunicação CDU