Foto: Salu Parente
O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), afirmou nesta terça-feira (1) que o governo estabeleceu “um marco histórico com a bancada em temas relativos às questões agrárias”. A declaração ocorreu após encontro no Palácio do Planalto com a presença de 30 deputados do Núcleo Agrário e dos ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffman; da Articulação Política, Ideli Salvatti; e da Justiça, José Eduardo Cardoso.
“Nessa reunião, estabelecemos uma agenda que vai dar conta de toda a pauta da demarcação das terras indígenas, do programa da reforma agrária e da política para a agricultura familiar, questões muito importantes para o País”, afirmou Guimarães.
Ao parabenizar o governo por estabelecer um canal de diálogo, o coordenador do Núcleo Agrário, deputado Padre João (PT-MG), destacou que a questão mais urgente é a resolução de conflitos pela posse da terra entre agricultores familiares e índios. “Temos que diferenciar essa pauta dos conflitos relacionados à grilagem de terras, ao grande latifúndio e ao agronegócio”, explicou.
Em relação à reforma agrária, os deputados petistas reivindicaram a atualização dos índices de produtividade, o assentamento de todas as famílias acampadas e uma solução para as dívidas referentes a créditos agrícolas, de instalação e estruturação das famílias assentadas.
Sobre a agricultura familiar, os parlamentares defenderam ainda o aperfeiçoamento do modelo de crédito, a instituição de um seguro de renda para o segmento, a universalização dos serviços da ATER e mais investimentos no Programa Luz Para Todos.
Héber Carvalho