O Líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta segunda-feira (15) que a mobilização nacional realizada pelo governo no último final de semana para o combate ao mosquito Aedes aegypti teve um balanço positivo. Além deste tema, de acordo com Guimarães, a reunião da coordenação política realizada, em Brasília, com a presidenta Dilma Rousseff, também tratou dos projetos prioritários no Congresso Nacional.
Em entrevista, após o encontro, o líder do governo disse que a mobilização de combate ao mosquito transmissor do zika vírus deu certo e que outras ações similares serão realizadas. “O balanço é positivo. Esta é uma preocupação do governo. Foram visitados mais de dois milhões de domicílios em mais de 400 municípios. É preciso ressaltar a velocidade com que esta campanha foi organizada e feita. Dia 19 haverá uma nova mobilização e todos são chamados a participar”, disse Guimarães.
Votações – De acordo com o petista, na reunião da coordenação política também foi discutida a pauta de votações na Câmara. Guimarães destacou as prioridades do governo. “Essa é uma semana fundamental para agilizarmos as votações de matérias importantes. São duas medidas provisórias (MPs 695 e 696) e dois projetos de lei, inclusive, o PL 2016/2015, a lei antiterrorismo, que é fundamental aprovarmos para dar mais segurança para o sucesso das Olímpiadas do Rio”, enfatiza.
CPMF e reformas – Sobre a proposta que trata da CPMF e as reformas tributária e da Previdência, o líder do governo reiterou que é preciso iniciar o debate sobre os temas. “Precisamos iniciar o debate. É necessário dialogar. Temos que buscar entendimento com os municípios, envolver os prefeitos, que são os grandes interessados neste debate, negociar também com os governadores para não haver disparidade entre os estados”, disse Guimarães.
“A aprovação da CPMF e as reformas propostas pelo governo fazem parte de um conjunto de medidas para retomar o crescimento. E quem é contra a CPMF precisa apresentar solução para conseguirmos os recursos necessários para retomar esse crescimento. O esforço é buscar o diálogo com todos e o governo está fazendo esforço, já fez cortes, para buscar aquilo que é melhor para o País”, acrescentou.
O líder governista informou que no próximo dia 18 ocorrerá uma reunião com as centrais sindicais para tratar da reforma da Previdência. “Isso vai abrir o debate e a partir daí vamos ampliar a discussão com a sociedade brasileira, com o Congresso”, explicou.
O líder do governo disse também que nesta terça-feira (16) a presidenta Dilma vai se reunir com os líderes da base aliada na Câmara para tratar de “temas tão importantes e fundamentais para o País”. O encontro está marcado para às 9h30, no Palácio do Planalto.
Gizele Benitz
Foto: Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara