O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), coordenador do grupo de trabalho para a Reforma Política e Consulta Popular, convocou para esta quinta-feira (4 ), às 9h30, a reunião do GT. Serão debatidos os seguintes temas: fim de coligações, cláusula de desempenho, voto facultativo e reeleição.
Na reunião da quinta-feira passada, em um debate realizado entre os nove deputados presentes, oito demonstraram ser favoráveis ao fim das reeleições e apenas um disse ser contra.
Vaccarezza marcou para o dia 19 de setembro a deliberação do sistema eleitoral. Quatro propostas serão colocadas em votação: a do deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), que mistura eleições proporcionais e majoritárias, com grandes distritos; a proposta do PT de eleições proporcionais com lista fechada, defendida pelo deputado Ricardo Berzoini (PT-SP); a do deputado Henrique Fontana (PT-RS), que foi relator na comissão especial e propôs sistema belga; e a do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), que foi relator da reforma política em 2007. O deputado Júlio Delgado (PPS-MG) se dispôs a defender o sistema proporcional, que é o atual.
Assessoria Parlamentar
Foto: Salu Parente