A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), eleita presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Cabo Verde, reinstalado nesta terça-feira (15) na Câmara dos Deputados, disse que o principal objetivo da instância legislativa de cooperação é o fortalecimento da língua portuguesa. Segundo a parlamentar, a reinstalação do grupo é o início da realização de um sonho que começou em 98, com a então deputada Esther Grossi. “A partir de agora, precisamos estabelecer quais políticas concretas queremos para o nosso trabalho”, disse.
A reinstalação do grupo ocorreu com a participação da delegação do Cabo Verde, composta pelo presidente da Assembléia Nacional do país de lingua portuguesa, Aristides Raimundo de Lima, do embaixador, Daniel Pereira, e dos deputados José Manuel Andrade e João Cabral Sinedo.
Aristides Raimundo de Lima disse que a ideia é trabalhar para que os laços de amizade entre os dois países se ampliem cada vez mais. Ontem também foi assinado o tratado de cooperação legislativa entre a Câmara e a Assembléia de Cabo Verde. O acordo prevê troca de informações e ações conjuntas em atividades de processo legislativo, orçamento, gestão administrativa, recursos humanos e informática.
Assessoria Parlamentar com Equipe Informes