Manutenção dos programas sociais é prioridade do governo Dilma, diz Guimarães

guimararesliderdogoverno

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), rebateu nesta quarta-feira (9) especulações e insinuações de jornais e da oposição sobre cortes em programas nas áreas sociais. Segundo ele, há uma “cantilena da oposição” sobre cortes de gastos, seguindo a cartilha neoliberal do PSDB adotada durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). “ No nosso governo isso não acontece. Nós não podemos cortar investimentos. Programas sociais são investimentos”, assegurou.

Para Guimarães, a lógica do PSDB e seus aliados antipopulares seria a de implementar cortes em programas como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida e outros com grande impacto no dia a dia do povo brasileiro. O líder enfatizou que o governo tem “enorme responsabilidade com os programas sociais, porque são eles que vão sustentar a retomada do crescimento da economia brasileira”.

Na avaliação do parlamentar, qualquer governante sem compromisso com a nação cortaria programas que beneficiam a maioria da população. Foi o que ocorreu no governo FHC, com cortes nos programas sociais como forma de enfrentar crises econômico-financeiras.

Ele desmentiu que haverá corte orçamentário no Programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo disse, o que o governo vai fazer é continuar investindo em tudo aquilo que está anunciado e planejado. ‘’Temos mais de um milhão de casas para entregar e quatro bilhões de obras que foram iniciadas no país”, afirmou.

Guimarães explicou que tanto a proposta orçamentária, quanto o Plano Plurianual 2016/19 (PPA) possuem metas estabelecidas. Segundo ele, o compromisso do governo é liberar recursos para as metas previstas no Minha Casa, Minha Vida, terminar todas as unidades básicas de saúde e as escolas profissionalizantes, garantir que todos inscritos no Pronatec concluam o curso e também assegurar o pagamento de todos alunos que estão no FIES.

“Não vai ter corte nesses programas. O que não vai ser feito é criar novas obras sem concluir aquelas iniciadas. O Minha Casa, Minha Vida 3 vai ser lançado de acordo com a realidade orçamentária. Isso não é corte. O governo não pode criar mais coisas para além do planejado para 2016”, esclareceu Guimarães.

Ele ironizou a celeuma provocada pela oposição e parte da mídia brasileira sobre a proposta orçamentaria encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional, com previsão de déficit de 0,5% . Ele disse que não se trata de uma ‘’ coisa surreal’’, como afirma a oposição, pois vários países do mundo têm déficits orçamentários. Em alguns casos, mais de onze vezes maior do que a proposta orçamentária encaminhada pelo governo Dilma, como é o caso da Espanha (5,8% do PIB).

O líder informou que o Reino Unido, o déficit é de 5,2%, na França, 4%, Portugal, 4,5%, Itália, 3% e a Alemanha 3%. ‘’ E, pasmem, a grande economia global, os Estados Unidos, está com 2,4% de déficit orçamentário neste ano’’, completou Guimarães.

Benildes Rodrigues – atualizada às 21h13

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100