Governo Lula trabalha para erradicar a fome no Brasil, afirmam petistas

Em 2023, 13 milhões de pessoas no País deixaram de passar fome.

Pesquisa encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social revelou que, em 2023, 13 milhões de pessoas no Brasil deixaram de passar fome e 20 milhões saíram da insegurança alimentar moderada. Isso representa uma redução de 30% na insegurança alimentar total (grave + moderada) no país.

O líder do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (MG) comemorou a queda no número de brasileiros que passam fome. “São 13 milhões de pessoas que não passam mais fome. São 13 milhões de mães, pais, avós e crianças que têm o que comer, todos os dias. Isso não é sorte nem obra do acaso. É fruto da política séria do presidente @LulaOficial e do seu compromisso com a reconstrução do Brasil. É por isso, e por muito mais, que fizemos o L!”, escreveu o líder em uma rede social.

Quando consideramos apenas o grupo de pessoas com insegurança alimentar grave, a queda foi ainda maior: de 33 milhões de pessoas passando fome no primeiro trimestre de 2022 (último ano do governo Bolsonaro), o número caiu para 20 milhões no quarto trimestre de 2023, uma redução de quase 40%.

O ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o deputado Patrus Ananias (PT-MG) lembra que mais uma vez um governo petista é o responsável pela redução da fome no Brasil. “Tinha que ser o 13! A luta do PT é para que todas as brasileiras e todos os brasileiros tenham comida na mesa todo dia. Vamos juntos tirar o Brasil do Mapa da Fome outra vez!”.

O presidente Lula afirmou que o governo está trabalhando para tirar o Brasil do Mapa da Fome novamente. O estudo avaliou o impacto do aumento do salário mínimo e dos repasses do Programa Bolsa Família, mostrando uma diminuição de 20 milhões de pessoas com insegurança alimentar grave e/ou moderada em apenas um ano de governo Lula. Isso representa uma redução de 30% na insegurança alimentar no Brasil, voltando aos patamares de 2020 antes da pandemia.

Acabou a fila do osso

A deputada Camila Jara (PT-MS) postou na sua rede social: “Da fila do osso para a fila do açougue, do mercado, do hortifruti: 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil no 1º ano do Governo Lula. São famílias inteiras (de idosos a crianças) que agora têm comida no prato e dignidade para viver. Tinha que ser o 13”.

Para o deputado Padre João (PT-MG) acabar com a fome no Brasil é um compromisso do presidente Lula. “Acabou a fila do osso! Comida no prato e vacina no braço. Valeu, Lula.”

Lindbergh Farias (PT-RJ) destaca que é um avanço o país já ter menos 13 milhões de pessoas que saíram da fome. “Um estudo do Instituto Fome Zero mostrou que o número de pessoas que passam mais de 1 dia sem comer caiu de 33 para 20 milhões em 2023. Ainda há muito trabalho pra fazer, mas a esperança voltou!

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) comemora que em um ano 13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome. “Esse é o compromisso de vida do presidente Lula e o meu também! Jamais deveremos normalizar a fome, nunca faltou alimento, esse é um problema político que deve ser resolvido”.

Herança maldita

Já o deputado Bohn Gass (PT-RS) afirma que Lula rompeu com a herança maldita de Bolsonaro ao começar a erradicação da fome no país. “Treze milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023! Herança maldita do bolsonarismo: 33 milhões de famintos. Já reduzimos para 20 milhões, mas é preciso seguir trabalhando. Acabar com a fome é a prioridade nº 1.”

Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) ressalta que a queda do número de pessoas que passam fome no Brasil é decorrência das políticas públicas criadas pelo governo federal. “Uma pesquisa do Instituto Fome Zero aponta que 13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome em 2023. Esta boa notícia está diretamente relacionada ao sucesso das políticas públicas do Governo Lula, que tem como principal objetivo erradicar a fome no Brasil”.
Segundo Lindenmeyer, alguns resultados das políticas do Governo Lula que contribuíram para a redução da fome foram o reajuste do salário mínimo acima da inflação, os programas de transferência de renda, a queda do desemprego e crescimento da renda da população.

Leia mais manifestação de petistas:

Jilmar Tatto (SP): “Queremos um Brasil sem fome, um Brasil mais justo e igualitário. Com o governo do presidente @LulaOficial vamos tirar o país do Mapa da Fome de novo. Foi por isso que fiz o L!”

Ana Paula Lima (SC): “13 MILHÕES SAÍRAM DA FOME! São 13 milhões de mães, pais, avós e crianças que agora têm o que comer todos os dias. Fruto das políticas públicas do presidente @LulaOficial e seu compromisso com o Brasil. A esperança voltou!!

Helder Salomão (ES): “Nós temos muitos motivos pra fazer o L. Muitos mesmo. Mas isso aqui é sem dúvida o maior feito do governo Lula. Lula salvou o Brasil”.

Carlos Zarattini (SP): “Com o governo Lula, 13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome em 2023, segundo a pesquisa do Instituto Fome Zero. Bolsonaro colocou o Brasil de novo no mapa da fome e Lula mais uma vez está trabalhando para tirar”.

Ana Pimentel (MG): “As famílias brasileiras voltando a ter dignidade! A insegurança alimentar é uma questão de saúde pública urgente que se agravou nos últimos anos, principalmente no período pandêmico, e deve ser combatida diariamente!”

Os deputados Rogério Correia (MG) e Airton Faleiro (PA) também exaltaram a redução do número de famintos no Brasil.

 

PT na Câmara com PT Nacional

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também