Parlamentares da Bancada do PT na Câmara apontaram o Governo Lula como o responsável pelo alcance do menor índice de pobreza e extrema pobreza no País, verificado pela pesquisa Síntese de Indicadores Sociais 2024, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde o início da série histórica iniciada em 2012. Segundo o levantamento, no ano passado 8,7 milhões de pessoas saíram da pobreza, uma redução de 31,6% para 27,4% da população. Entre os que estavam na extrema pobreza, 3,1 milhões de pessoas saíram dessa condição no mesmo período, passando de 5,9% para 4,4% da população.
Pelas redes sociais o líder da Bancada do PT, deputado Odair Cunha (MG), destacou que esse recorde só foi alcançado diante do compromisso do Governo Lula em melhorar a vida da população brasileira, especialmente a mais carente de recursos.
“Quando falamos da importância das políticas de transferência de renda e da geração de empregos do governo do presidente Lula, é disso que se trata: 8,7 milhões saíram da pobreza e 3,1 saíram da extrema pobreza em um ano. É o menor índice da série histórica, e mais uma prova de que estamos no caminho certo para construirmos o Brasil!”, disse.
POBREZA CAI PARA MENOR NÍVEL HISTÓRICO!
Quando falamos da importância das políticas de transferência de renda e da geração de empregos do governo do presidente @LulaOficial, é disso que se trata: 8,7 milhões saíram da pobreza e 3,1 saíram da extrema pobreza em um ano. É o menor… pic.twitter.com/8VAOTq6TSQ
— Odair Cunha (@odaircunhamg) December 4, 2024
Ações do governo
Ao comemorar o resultado da pesquisa, a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), observou que a boa notícia é fruto das ações do governo. No entanto, ela criticou setores da mídia e do mercado financeiro que apostam no caos.
“No primeiro ano de governo Lula a pobreza no Brasil caiu ao menor nível desde o início da série de pesquisas, em 2012. Tiramos 8,7 milhões da linha de pobreza e 3,1 milhões da extrema pobreza. E vai seguir melhorando, porque é o resultado do aumento do emprego, da renda e da cobertura dos programas sociais, como o Bolsa Família, que o nosso governo está fortalecendo. Bom para o povo, bom para o país, mas a mídia e o mercado gostam mesmo é da política do Milei, que jogou mais da metade da população da Argentina na pobreza para fazer superávit fiscal. Deixem o Lula trabalhar!”, destacou.
Já o líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), ressaltou que esse recorde comprova que o governo Lula tem compromisso com a maioria do povo brasileiro.
“O Brasil registra queda do índice da pobreza extrema para 4,4%, o menor da nossa história, segundo o IBGE. Desta vez não foram apenas investimentos nos programas sociais, mas o crescimento da economia, do emprego e da renda. Em contraposição a isso, o mercado especulador acha o governo Lula um desastre. Pesquisa Quaest apurou que 90% do mercado desaprova o Governo Lula. O interesse privado não combina com o interesse público”, afirmou.
Críticas ao mercado financeiro
Parlamentares petistas também lamentaram que, enquanto a pobreza e a extrema pobreza cai no Brasil, o mercado financeiro volta suas baterias para atacar o governo Lula por conta de medidas que aumentam a renda do povo brasileiro.
“Segundo o IBGE, o governo Lula tirou 8,7 milhões de pessoas da pobreza em 1 ano! A população pobre caiu de 67,7 milhões para 59 milhões. Cadê o mercado comemorando?! O mercado fica nervoso quando os mais pobres saem da fila do osso”, acusou o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).
Na mesma linha, o deputado Rogério Correia (PT-MG) ressaltou que “enquanto o mercado dá chilique por simples sinais de justiça social, o Brasil tirou 8,7 milhões de pessoas da pobreza em apenas um ano de Governo Lula”. “Estamos no caminho certo, meu presidente!”, afirmou.
Compromisso de Lula com os pobres
Entre integrantes da Bancada petista, também foi apontado que a queda da pobreza e da extrema pobreza sempre foi prioridade para o atual governo. “Isso é o resultado de políticas públicas que colocam o povo no centro. Tirar o Brasil do mapa da fome e garantir que as pessoas vivam com mais dignidade é o compromisso do governo Lula”, escreveu a deputada Camila Jara (PT-MS).
Já o deputado Josias Gomes (PT-BA) ressaltou que o governo Lula vem cumprindo a meta de trabalhar em prol da maioria da população brasileira.
“Faz o L e comemora, povo brasileiro! Nós conseguimos: miséria e pobreza atingem o menor patamar da história no Brasil, segundo o IBGE. O principal objetivo do presidente Lula em seu terceiro mandato era acabar com a pobreza, e ele vem cumprindo essa meta com maestria”, apontou.
Sobre o alcance desses índices, a deputada Natália Bonavides (PT-RN) destacou que outros avanços ainda estão por vir.
“Avançaremos muito mais com políticas públicas de distribuição de renda e emprego”, observou.
Também comemoraram pelas redes sociais a queda recorde da pobreza e da extrema pobreza no País os (as) parlamentares petistas Reginete Bispo (RS), Nilto Tatto (SP), Benedita da Silva (RJ), Pedro Uczai (SC), Bohn Gass (RS), Ana Pimentel (MG), Alencar Santana (SP), Valmir Assunção (BA), Paulo Guedes (MG), Reimont (RJ) e Helder Salomão (ES).
Héber Carvalho