Governo Lula aprova medidas que atendem produtores de leite, aponta Zeca Dirceu

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Líder Zeca Dirceu. Foto: Gustavo Bezerra

O líder da bancada petista Zeca Dirceu (PR) confirmou nesta quarta-feira (16), que o governo do presidente Lula (PT) já atendeu parte das demandas do setor leiteiro do País e aumentou o imposto de importação que estava inviabilizando a produção de produtos lácteos. “O IPI, reduzido no governo anterior, estava comprometendo a produção nacional pelos importados da Argentina e do Uruguai. Isso foi corrigido e o leite nacional voltou a ser competitivo”, disse o deputado.

Em reunião na terça-feira (15), a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou o aumento do IPI de 12,8% para 18%, pelo período de um ano, para três produtos lácteos: óleo butírico de manteiga, utilizado como ingrediente em queijos processados, outros produtos lácteos, molhos e pães; queijos de pasta mofada (azul) e outros queijos que apresentem veios obtidos utilizando Penicillium roqueforti; e queijos com um teor de umidade igual ou superior a 46% e inferior a 55%, em peso – massa macia.

Além desses itens, a Camex anulou a decisão do governo anterior que reduziu unilateralmente a Tarifa Externa Comum em 10% de 29 itens de produtos lácteos que terão imposto de importação variando de 10,8% a 14,4%. Alguns exemplos: iogurte (14,4%); manteiga (14,4%); queijo ralado (14,4%); e doce de leite (14,4%). “Estamos participando de várias reuniões nos ministérios da Fazenda; do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços; e do Desenvolvimento Agrário. A pauta do setor leiteiro, do pequeno, médio e grande produtor, está andando e vamos avançar ainda mais”, observou Zeca Dirceu.

Demandas

A decisão da Camex levou em consideração a situação delicada por que passa a pecuária de leite no País, com aumento do custo de produção interno e crescimento significativo das importações, o que vem causando impacto negativo aos produtores nacionais. “A expectativa é de que as medidas minimizem os impactos negativos desse segmento tão essencial para geração de emprego e renda em nosso País, com forte presença de pequenos produtores de agricultura familiar na quase totalidade dos municípios brasileiros”, afirma o secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa.

Segundo o movimento Pró Leite Nacional, a produção alcança 1,2 milhão de propriedades e que o setor passa por uma “grave crise” sem precedentes. Nos últimos anos, 600 mil produtores de leite saíram da atividade em função da permissão de reidratação do lei pó em 2017, a redução das taxas de antidumping (em 2019) e de importação (em agosto de 2022) de produtos como soro do leite em pó (de 11,2% para 4%) e permitiu a inclusão deste insumo em maior porcentual nos produtos lácteos.

Ao ministro Fernando Haddad (Fazenda), os produtores pediram a prorrogação por um ano do pagamento dos financiamentos de custeio com vencimento entre agosto de 2023 a agosto de 2024. E a transferência para última parcela, os financiamentos de investimentos que vencem no período de agosto de 2023 a agosto de 2024.

Dados do Deral (Departamento de Economia Rural), o Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com 4,3 bilhões de litros produzidos em 2021, principalmente nas regiões dos Campos Gerais e do Sudoeste. Esse volume gerou naquele ano Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 9 bilhões.

 

Assessoria de Comunicação Líder Zeca Dirceu

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex