Governo lança plano para combater o trabalho informal no campo

agricultor

O governo lançou nesta quarta-feira (29) o Plano Nacional dos Trabalhadores Rurais Empregados (Planare), que amplia a proteção aos direitos dos trabalhadores do campo. O Planare, lançado na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília, tem como objetivo a universalização de direitos, a geração de emprego e a assistência social e de segurança ao trabalhador.

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, explicou que o plano tem como foco quatro eixos: geração de emprego, educação, saúde e combate à informalidade no campo. A iniciativa inclui também ações de capacitação profissional para a população rural e incentivo para evitar a evasão escolar, comum na região.

Manoel Dias anunciou ainda que, para reforçar a fiscalização do trabalho no campo, serão nomeados 350 novos servidores nos próximos meses. E acrescentou que está previsto um novo concurso para auditores fiscais no próximo ano.

Atualmente existem no Brasil 4 milhões de trabalhadores rurais. Desse total, seis em cada dez atuam na informalidade e com salários menores que os formais, de acordo com pesquisa do IBGE de 2012.

Saúde – Também durante o encontro, que contou com a presença dos ministros da Saúde, Arthur Chioro; e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto, foi assinado um acordo com o Ministério da Saúde para que os trabalhadores rurais tenham mais acesso aos serviços básicos de saúde. “Uma das tarefas fundamentais é integrar o Centro de Referência de Trabalhadores Rurais com a rede do SUS”, explicou o ministro Chioro.

Para Miguel Rosseto, esse plano de trabalho é uma conquista dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do País. “Minha presença e a dos nossos companheiros de governo é no sentido de reafirmar compromissos na implantação, na execução e no monitoramento permanentemente dessas iniciativas”, discursou. Ele também disse ser prioritário o combate à informalidade do trabalhador rural.

“Uma política que consegue compreender o conjunto da necessidade de uma categoria, de pessoas importantes para o País, e o governo escolheu a Contag para o lançamento. Estamos orgulhosos disso, queremos comemorar. Foi uma conquista”, discursou durante o evento o presidente da Contag, Alberto Ercílio Broch.

Ações – O Planare concentra ações já em andamento, como a assistência para amamentação e a construção de creches para os filhos das trabalhadoras no campo, nas florestas e nas águas.

Outras medidas também em curso são o combate à informalidade no trabalho, a construção de unidades para emissão de carteiras de trabalho e solicitação de Seguro-Desemprego no Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Santa Catarina.

Equipe PT na Câmara com Agência Brasil

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex