Governo golpista tenta amordaçar Universidade de Brasília, alerta Erika

A deputada Erika Kokay (PT-DF) ocupou a tribuna da Câmara na quinta-feira (22) para rechaçar a arbitrariedade praticada pelo ministro ilegítimo da Educação, Mendonça Filho (DEM), contra a Universidade de Brasília (UnB). O ministro anunciou esta semana que vai acionar o Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia-Geral da União (AGU), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) contra a disciplina ofertada pela UnB – Tópicos especiais em Ciência Política: O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil.
“Este ministro ataca a Universidade de Brasília, ataca a autonomia da universidade, ataca a liberdade de pensamento e quer impor a sua concepção canhestra, o seu golpismo como mordaça à universidade”, criticou Erika.
A deputada observou que essa tentativa de o governo ilegítimo de Michel Temer calar a UNB não terá êxito. Segundo Erika, o golpe praticado contra a vontade do povo brasileiro é “um fenômeno que ainda se repercutirá por muito tempo neste País”.
A parlamentar lembrou que o golpe que começou armado [Golpe de 1964], vestido de paletós e, que, uma vez ou outra, assume togas, agora, veste as suas fardas.Por isso eu venho aqui prestar a minha solidariedade e dizer que nós vamos resistir. A Universidade de Brasília tem história. Ela foi pensada por Darcy Ribeiro que dizia, dentre outras coisas: ‘Só há duas opções nesta vida, se resignar ou se indignar’. E eu não vou me resignar nunca!”, avisou Erika.
A deputada destacou ainda o papel das instituições de ensino superior. Para ela, a universidade foi criada para ter os pés no chão e transformar a realidade. Lembrou também, que a UnB “é a universidade de Florestan Fernandes”, é o espaço onde professores abriram mãos dos seus empregos e resistiram à ditadura militar. “E agora me vem um ministro que acha que pode calar a democracia, que pode calar a inteligência humana, que pode calar a consciência crítica e que pode processar a universidade porque um educador ousa discutir os fenômenos que estão beijando a face do povo brasileiro”, questionou.
Desagravo – Erika adiantou que vai sugerir que se faça um ato de desagravo à Universidade de Brasília, em defesa da autonomia universitária, da democracia e da liberdade de pensamento. A previsão é que o ato aconteça na volta às aulas da UnB.  “A educação tem que ter compromisso com a liberdade, tem que ter compromisso com a consciência crítica. A educação é a boniteza da vida, como diz Paulo Freire. E ela tem que ser livre”, salientou.
Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex