Governo garante recursos para fronteira agrícola entre MA, TO, PI e BA

assiscarvalho

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, afirmou que o governo federal vai garantir os investimentos necessários para a região conhecida como MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Reconhecida como a última fronteira agrícola em expansão no mundo, a região abrange 337 municípios com um total de 73 milhões de hectares. Nos próximos anos o MATOPIBA receberá investimentos em rodovias, projetos de irrigação e construção de armazéns.

“Essa é uma região de grande crescimento agrícola. Se no Brasil o setor cresce em média 5% ao ano, nessa região atinge 20%. Por isso o governo federal vai investir em duas rodovias que cortam a região, como a BR 020 e 242, e também em linhões de energia, armazéns e projetos de irrigação”, garantiu Kátia Abreu. A declaração ocorreu durante audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara, realizada nesta terça-feira (2).

Ainda de acordo com a ministra, o governo federal também estuda a criação de uma agência de desenvolvimento para a região. O objetivo do órgão é apoiar o crescimento sustentável dos produtores locais com investimento em tecnologia e assistência técnica.

O deputado Assis Carvalho (PT-PI), parabenizou o governo da presidenta Dilma Rousseff pela iniciativa. “Com os novos investimentos teremos uma produção de maior envergadura, e ainda iremos agregar maior valor aos produtos produzidos na região”, destacou.

Pesca– Também presente ao evento, o Secretário-Executivo do ministério da Pesca e Aquicultura, Luiz Octávio, frisou a importância de integrar o setor no projeto MATOPIBA. “Se apenas 1% dos mais de 70 milhões de hectares do projeto for aproveitado para a piscicultura, poderemos alcançar a produção de 800 mil toneladas de pescado, dobrando a nossa produção atual”, revelou.  

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também