A vice-líder do Governo na Câmara, deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC), que também é enfermeira de profissão, destacou que está otimista com um possível acordo na apreciação do projeto de lei para o pagamento do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras. Ana Paula anunciou que a expectativa é que o presidente Lula assine e encaminhe para o Congresso Nacional nesta semana o projeto que possibilita a liberação dos recursos para o pagamento do piso nacional da enfermagem.
A deputada reforçou em suas redes sociais que o projeto deve ser encaminhado em regime de urgência e lembrou os encontros frequentes com o governo do presidente Lula e o grupo de trabalho do Ministério da Saúde para debater com representantes do Fórum Nacional de Enfermagem, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), sobre a efetivação do pagamento do piso. Ana Paula enfatizou o compromisso do Governo com a luta das trabalhadoras e trabalhadores.
Valorização da categoria
“Na condição de vice-líder do Governo na Câmara foram inúmeros encontros para a efetivação dessa luta de todos nós trabalhadores e trabalhadores da enfermagem. Enquanto enfermeira de profissão sei bem o quanto é necessário essa valorização para nossa categoria” disse a deputada.
A efetivação do piso da enfermagem presta um papel fundamental para a qualidade da saúde pública no País. Além disso, a pandemia da Covid-19 colocou ainda mais em evidência a importância da profissão para o sistema de saúde. Muitos profissionais têm se exposto a riscos e trabalhado em condições precárias sem receber salários justos.
Assessoria de Comunicação deputada Ana Paula Lima