Governo encaminha ao Congresso Nacional novo marco regulatório da mineração

mineracao180613

Foto:Gustavo Bezerra/PT na Câmara

A presidente Dilma Rousseff  enviou nesta terça-feira (18) ao Congresso Nacional o  projeto de lei (PL) propondo um  novo marco regulatório da mineração.  “O Brasil tem as maiores reservas de minério do mundo, somos um grande produtor e um grande exportador, mas o setor ainda convive com uma legislação fraca e burocrática”, disse a presidenta Dilma Rousseff. Ela lembrou que o atual Código Mineral (Decreto-Lei 227) é de 1967 e que a nova proposta está sendo debatida há pelo menos cinco anos no âmbito do ministério das Minas e Energia.

Com o  novo marco regulatório da mineração, o governo espera  proporcionar maior planejamento e garantir o uso racional dos recursos minerais. Além disso, o setor terá mais competitividade capacidade de gerar mais riquezas para o Brasil.

Como tramitará em regime de urgência constitucional, Câmara e Senado terão 45 dias para analisar o texto. “Ele deve ter andamento  rápido porque são mais de vinte mil pedidos de registro que estão esperando um despacho do DNPM e do próprio ministério de Minas e Energia”, explicou o presidente em exercício da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), presente à solenidade no Palácio do Planalto.

André Vargas disse ainda que o código “é vontade dos governadores, é vontade dos investidores e, claro, o Parlamento tem que estar sintonizado com o que a sociedade pensa”, afirmou, prevendo que o texto tramitará com tranquilidade.

Para o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), esta será uma oportunidade para o Congresso fazer um grande trabalho. “Vamos nos debruçar sobre o texto e produzir o que seja melhor para a mineração brasileira”, afirmou. Guimarães destacou que o novo marco cria uma agência reguladora, um conselho de mineração e ampliará as alíquotas de compensação financeira pela exploração de recursos minerais que será de até 4% sobre o faturamento, hoje é de 2%, distribuídos em 12% para União, 23% para os estados e 65% para os municípios.

Na tribuna, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) elogiou a ação do governo e lembrou que a exploração mineral corresponde a 4,5% do PIB nacional sendo responsável por 23,5% das exportações brasileiras. “Isso irá aumentar, graças ao nosso potencial de exploração de minério, a nossa capacidade e o respeito à exploração, inclusive à exploração familiar, que é feita por garimpeiros, muitas vezes, de forma desordenada, desregulada e ilegal”, discursou.

Leia mais: Resumo do Marco Regulatório da Mineração

Governo lança Marco Regulatório da Mineração para criar ambiente favorável aos investimentos

Marco da mineração: Governo quer uso racional dos recursos minerais

Jonas Tolocka com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100