Governo Dilma publica regras para Cadastro Ambiental Rural para garantir produção com preservação

producaoeconservacaoambiental

 As regras para a regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foram publicadas nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da União, conforme prometeu a presidente Dilma Rousseff  no último sábado, em Uberaba (MG). A medida, na avaliação do deputado Bohn Gass (PT-RS), que presidiu a comissão mista que analisou a medida provisória do Código Florestal, permitirá efetivamente que o Código Florestal, aprovado em 2012, saia do papel.

“O cadastro é um dos instrumentos mais importantes para o sucesso dos programas vinculados à conservação e à reposição das florestas e Áreas de Preservação Permanente (APPs), no âmbito do novo Código Florestal”, enfatizou Bohn Gass. Ele relembrou a preocupação e o compromisso do governo Dilma com medidas que permitam o equilíbrio da produção com a preservação ambiental. “Esse foi o cuidado que tivemos na discussão e aprovação do novo Código Florestal”, acrescentou.

O deputado do PT gaúcho informou que o Brasil será o primeiro país do mundo a ter um cadastro rural com todas as informações sobre conservação ambiental, sobre reservas legais, áreas de proteção ambiental, áreas com necessidade de recomposição.

Protagonismo A presidente Dilma Rousseff enfatizou que o CAR é uma demanda de “milhares de produtores rurais” para que o “Brasil continue a trajetória de liderança na produção de alimentos com protagonismo na preservação de seus recursos naturais”.

Ela reforçou que o Código Florestal foi pensado com base em um tripé: crescer, incluir e proteger pequenos e médios produtores. “As novas regras contribuirão para que o Brasil do século 21 tenha duas características: ser o maior produtor e o produtor que mais respeita o meio ambiente”, afirmou.

A deputada Luci Choinacki (PT-SC) disse que a publicação do decreto com as regras de regulamentação do Cadastro Ambiental Rural reforça o compromisso do governo Dilma com o meio ambiente e com os agricultores. “Essa regulamentação era aguardada com ansiedade pela maioria dos produtores. Em especial, pelos produtores da agricultura familiar, que contribuem significativamente com o PIB brasileiro”.

Cadastro O CAR é o sistema de registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, pelo qual cada proprietário de terra vai informar ao governo quais são e onde estão suas áreas de produção agrícola e suas áreas com vegetação natural conservada. A adoção do cadastro é uma exigência do novo Código Florestal e será um instrumento

estratégico para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Com a publicação da norma para a regulamentação, os 5,6 milhões de proprietários rurais terão prazo de um ano para regularizar a situação das áreas de uso restrito e reserva legal de suas propriedades.

Vânia Rodrigues, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex