Governo desburocratiza outorga de rádios comunitárias

AssisCarvalho Gustavo
 
O deputado Assis Carvalho (PT-PI)  comemorou hoje (14)  a decisão do Ministério das Comunicações de desburocratizar o processo de outorga de rádios comunitárias e educativas. ‘’ As mudanças atendem a reivindicações históricas dos movimentos sociais, que sempre criticaram a burocracia em torno da legalização das rádios comunitárias’’, disse. 
 
As medidas do ministério, a serem formalizadas dia  5 de agosto, garantem a concessão imediata de mais de 600 rádios comunitárias e educativas  em médias e pequenas cidades brasileiras.  A aceleração da concessão das novas rádios só foi possível com a desburocratização do processo de outorga do ministério, que criou um grupo de trabalho exclusivo para reformar as normas sobre o assunto. 
 
“A comunicação precisa ser ampla e difusa para garantir uma sociedade plural, com oportunidade de voz para diferentes grupos sociais”, ressaltou Emiliano José, secretário de Comunicação de Massa do ministério. 
 
O Grupo de Desburocratização da Radiodifusão Comunitária reduziu de 33 para 7 o número de documentos exigidos para a formalização do pedido de outorga junto ao ministério. Serão priorizadas demandas de entidades localizadas em comunidades 
 
O deputado Assis Carvalho,  que é militante do movimento pela democratização da comunicação e luta contra a descriminalização dos comunicadores populares processados devido à participação em rádios comunitárias, ressaltou que as medidas são um avanço.  “ As novas regras vão facilitar o acesso das comunidades aos meios de comunicação no Brasil”. 
 
O parlamentar está de licença médica, mas, por ser militante histórico em defesa das rádios comunitárias, fez questão de manifestar , via assessoria, o seu contentamento com as mudanças.
 
As novas medidas foram anunciadas na sede do ministério, em Brasília, durante evento que contou com a participação  de várias entidades, entre elas a  Abraço (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias) e  a ABCCOM (Associação Brasileira de Canais Comunitários).
Equipe PT na Câmara ,com assessoria parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também