Governo anuncia ações para catadores de materiais recicláveis

Catadores de materiais recicláveis recebem do Ministério de Planejamento, por meio da Secretária de Patrimônio da União, a transferência de quatro terrenos no Distrito Federal, com área total de 160 mil m2, pertencentes à União. A outorga será assinada nesta quinta-feira (10), em Brasília, às 10 h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

A área será repassada à Central de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (CENTCOOP-DF), composta por 22 cooperativas de catadores, autogestionárias e de economia solidária. A CENTCOOP-DF conta com 3.500 associadas e cooperadas e envolve um total de 15 mil pessoas, direta e indiretamente.

O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, participa do evento e destaca: “Fizemos questão de participar com esta transferência porque reconhecemos a importância da atividade dos catadores de materiais recicláveis para a economia local e para a proteção do meio ambiente”.

Na ocasião, também serão anunciadas ações complementares para apoio às organizações de catadores do Distrito Federal (DF) executadas em parceria com a Fundação Banco do Brasil. De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Social da Fundação, Jorge Streit, as medidas vão impulsionar a organização social dos recicladores.

Além da entrega da transferência, a Fundação Banco do Brasil anunciará a capacitação de 300 catadores da Cidade Estrutural com o Programa BB Educar, voltado à alfabetização e formação política educacional. A iniciativa será executada pela Cooperativa Ecooideia e Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), da Universidade de Brasília (UnB), para formação em gestão das cooperativas. O projeto denominado Cosme e Damião vai promover o intercâmbio entre um representante de cada uma das 22 cooperativas e um estudante da UnB para melhoria das gestões internas das cooperativas.

Território da Reciclagem – O Projeto Território da Reciclagem e Cidadania envolve a comunidade da Cidade Estrutural em ações que buscam a transformação do território com cidadania. A iniciativa é do Ministério da Ciência e Tecnologia junto com o CDS/UnB e prevê diversas ações de desenvolvimento local. Numa delas, a Fundação Banco do Brasil e a Secretaria Nacional de Economia Solidária irão capacitar mil catadores para fortalecer as organizações.

O BNDES, junto com o Banco do Brasil e sua Fundação, por sua vez, também tem projetos para a construção de galpões e equipamentos. No local, serão abrigadas as organizações de catadores que trabalham na Coleta Seletiva Solidária – Cidades Sustentáveis. Dentro desta iniciativa, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Itaipu doaram veículos e equipamentos necessários para a logística e transportes das organizações de recicladores.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também