Governo anuncia ações para catadores de materiais recicláveis

Catadores de materiais recicláveis recebem do Ministério de Planejamento, por meio da Secretária de Patrimônio da União, a transferência de quatro terrenos no Distrito Federal, com área total de 160 mil m2, pertencentes à União. A outorga será assinada nesta quinta-feira (10), em Brasília, às 10 h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

A área será repassada à Central de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (CENTCOOP-DF), composta por 22 cooperativas de catadores, autogestionárias e de economia solidária. A CENTCOOP-DF conta com 3.500 associadas e cooperadas e envolve um total de 15 mil pessoas, direta e indiretamente.

O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, participa do evento e destaca: “Fizemos questão de participar com esta transferência porque reconhecemos a importância da atividade dos catadores de materiais recicláveis para a economia local e para a proteção do meio ambiente”.

Na ocasião, também serão anunciadas ações complementares para apoio às organizações de catadores do Distrito Federal (DF) executadas em parceria com a Fundação Banco do Brasil. De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Social da Fundação, Jorge Streit, as medidas vão impulsionar a organização social dos recicladores.

Além da entrega da transferência, a Fundação Banco do Brasil anunciará a capacitação de 300 catadores da Cidade Estrutural com o Programa BB Educar, voltado à alfabetização e formação política educacional. A iniciativa será executada pela Cooperativa Ecooideia e Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), da Universidade de Brasília (UnB), para formação em gestão das cooperativas. O projeto denominado Cosme e Damião vai promover o intercâmbio entre um representante de cada uma das 22 cooperativas e um estudante da UnB para melhoria das gestões internas das cooperativas.

Território da Reciclagem – O Projeto Território da Reciclagem e Cidadania envolve a comunidade da Cidade Estrutural em ações que buscam a transformação do território com cidadania. A iniciativa é do Ministério da Ciência e Tecnologia junto com o CDS/UnB e prevê diversas ações de desenvolvimento local. Numa delas, a Fundação Banco do Brasil e a Secretaria Nacional de Economia Solidária irão capacitar mil catadores para fortalecer as organizações.

O BNDES, junto com o Banco do Brasil e sua Fundação, por sua vez, também tem projetos para a construção de galpões e equipamentos. No local, serão abrigadas as organizações de catadores que trabalham na Coleta Seletiva Solidária – Cidades Sustentáveis. Dentro desta iniciativa, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Itaipu doaram veículos e equipamentos necessários para a logística e transportes das organizações de recicladores.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100