Governo agiu em defesa do Brasil, diz Chinaglia sobre leilão do Campo de Libra

Arlindo23102013

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do governo na Câmara, ocupou a Tribuna na terça-feira (22) para elogiar  o resultado do leilão do Campo de Libra, o primeiro do pré-sal sob o regime de partilha, em que parte do petróleo extraído fica com a União. Foi vencedor o consórcio formado pelas empresas Petrobras, Shell, Total, CNPC e CNOOC.  

Chinaglia reiterou a importância da escolha do regime de partilha. “Se  fosse  no regime de concessão, com certeza a iniciativa privada teria se assanhado muito mais. Porque, na concessão, nos grandes campos, nunca a participação do Estado ultrapassou 50%, e no leilão do campo de Libra chegou a 75% da União, excluindo-se os 10% da Petrobras, o que chega a 85%. O valor de 40,1% — eu vou abusar da retórica — foi apenas o bônus”, explicou.

O Líder do governo rebateu afirmação da oposição de que a formação de um único consórcio comprometeu a competição do negócio. “Temos absoluta segurança de que, se a Petrobras tivesse todos os recursos para fazer o investimento sozinha,  poderíamos até pensar em conduzir de outra maneira. Agora, como sabemos que a Petrobras não os tem, mas que ela vai deter não 30%, mas 40%,  vamos atrair investimentos para que o petróleo seja explorado no sentido que a presidenta Dilma disse, ou seja,  vamos transformar petróleo em livros, em passaporte para o conhecimento, em passaporte para um amanhã melhor para o nosso País, especialmente para aquela parcela da população que se sente representada por aqueles que defendem o País”, disse. O consórcio vai repassar à União 41,65% do excedente em óleo extraído do campo – percentual mínimo fixado pelo governo no edital.

 Arlindo Chinaglia reiterou que o governo agiu em defesa do Brasil. “Estamos seguros de que a frustração de parte da  oposição é porque até a iniciativa privada teve que reconhecer que agimos corretamente em defesa do Brasil. Em defesa do petróleo, que ainda é nosso”.

O líder do governo discorreu ainda sobre a gestão da Petrobras nos governos do PT em comparação com o governo FHC. “A Petrobras  nos últimos dois anos teve que colocar R$ 5 bilhões como concessão onerosa para que o Estado brasileiro passasse a ter novamente maioria nas ações ordinárias após a privatização da empresa, feita no então governo FHC. Além disso, a Petrobras vem adquirindo ativos, seja para fazer o refino, seja também para com investimento para exploração do pré-sal, a empresa se credenciasse a partir da alteração que fizemos na Lei do Petróleo. A Petrobras terá neste ano um faturamento de 60 bilhões e um lucro de 20 bilhões de reais”, afirmou.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100