Em reunião na Câmara, nesta quarta-feira (16), uma comitiva formada pelos governadores da Bahia, Rio de Janeiro, Piauí, Ceará, Amapá, Alagoas, Tocantins, Sergipe, somados aos vice-governadores do Acre e da Paraíba, manifestou posição favorável à proposta apresentada pela presidenta Dilma Rousseff no inicio desta semana. Os governadores estiveram reunidos com parlamentares da base aliada na Câmara dos Deputados e com os coordenadores das bancadas estaduais na Câmara.
Os governadores defendem o reequilíbrio fiscal da União e apoiam a recriação da CPMF. Os mandatários estaduais defendem a volta do imposto, mas propõem que a alíquota seja de 0,38% – em vez de 0,20% apresentado pelo governo – sobre as movimentações financeiras. O valor arrecadado com os 0,18% seriam destinados aos estados e municípios.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que o desejo da maioria dos governadores, prefeitos e das associações que representam os entes federados é exercer a posição de protagonistas junto ao Congresso Nacional na busca de um pacto para o enfrentamento da crise. “O debate nosso é a construção de um novo pacto de governança desse país. Um pacto entre municípios, estados e o Congresso Nacional para a superação da crise politica e fiscal. É muito mais que um debate de CPMF”, afirmou Rui Costa.