Governadores acionam STF contra ato abusivo de convocação à CPI

18 gestores reagem a abuso de poder público configurado na intimação de nove governadores à CPI. “Mantemos a disposição de comparecer, como convidado, e pronto para colaborar, mas cumprindo a Constituição”, diz Wellington Dias.

17 estados mais o Distrito Federal reagiram a um claro abuso de poder público representado pela convocação de nove governadores à CPI da Covid. Os gestores ingressaram, nessa sexta-feira (28), com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) junto ao Supremo Tribunal Federal STF) para barrar a convocação à comissão.  A ação foi apresentada ao presidente do STF, Luiz Fux.

“Mantemos a disposição de comparecer, como convidado, e pronto para colaborar, mas cumprindo a Constituição”, afirma o governador Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática das vacinas no Fórum dos Governadores, em uma clara demonstração de que os governadores estão abertos ao diálogo.

Os gestores sustentam, no entanto, que a convocação representa uma interferência indevida da União nas competências do Poder Executivo estadual. Pela Constituição, os governadores não poderiam, portanto, serem obrigados a comparecer às sessões da comissão.

Em dois eixos, a ação pede, de um lado, uma medida cautelar “para suspender qualquer ato da CPI da Pandemia referente à convocação para depoimento de governadores de estado e do Distrito Federal”. De outro, que seja reconhecida “a impossibilidade de convocação dos chefes do Poder Executivo para depor em CPIs, ou, subsidiariamente, que se fixe a tese da vedação de convocação de governadores para depor em CPIs instauradas no âmbito do Congresso Nacional para apuração de fatos relacionados à gestão local”.

A ADPF recebeu apoio direto de nove governadores que não estão na lista de convocados à CPI. Assinam o documento os governadores do Distrito Federal e dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O grupo deverá receber ainda o apoio do governo de Roraima na segunda-feira (31).

 

Leia a íntegra do documento.

 

https://image.slidesharecdn.com/adpfcovid-210528222031/95/adpf-covid-19-1-638.jpg?cb=1622240744

 

PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex