Gilmar Machado quer identificação nas embalagens de recicláveis produzidos no Brasil

O deputado Gilmar Machado (PT-MG) apresentou projeto de lei esta semana que dispõe sobre a obrigatoriedade da identificação de produtos recicláveis em suas respectivas embalagens.

De acordo com a matéria, o símbolo de identificação dos recicláveis deverá ser impresso nas seguintes cores: azul, para materiais como papel ou papelão; vermelho, para plástico; verde, para vidro; e amarelo, para os produtos de metal.

“O Brasil perde anualmente cerca de R$ 4,6 bilhões por não aproveitar a totalidade do potencial de reciclagem do lixo domiciliar. O não aproveitamento desse potencial causa desperdício de recursos naturais e de energia elétrica, sem contar os custos ambientais e de saúde decorrentes da disposição inadequada dos resíduos”, detalha o petista.

Atualmente, o Brasil produz 241.614 toneladas de lixo por dia. Desse total, 76% são depositados a céu aberto em lixões; 13% em aterros controlados; 10% são despejados em aterros sanitários; 0,9% é compostado em usinas e 0,1% é incinerado.

Segundo o parlamentar, o objetivo da proposição é conscientizar o consumidor brasileiro sobre a reciclabilidade dos produtos e das embalagens dos produtos consumidos e, assim, estimular a sua disposição e reciclagem adequadas.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também