Genoíno pede arquivamento da PEC que muda as regras do jogo

Parecer de José Genoíno enterra terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de governadores e prefeitos.

O deputado José Genoino (PT-SP) apresentou nesta quinta-feira (18) , na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), um parecer em que recomenda o arquivamento da PEC que prevê a possibilidade de um terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva., além de governadores e prefeitos. Relator da PEC, Genoino diz em seu relatório que a medida é “casuística” e “fulminada de inconstitucionalidade”.O voto de Genoino será lido na próxima semana pela comissão, que tem apenas a função de analisar se a PEC, de autoria do deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), é constitucional.

“A PEC deve ser arquivada porque prevê mais uma reeleição e altera as regras do jogo para beneficiar quem ocupa estes mandatos. Abre a possibilidade de reeleições sucessivas, porque, se a comissão aceita a tramitação da emenda, então podem surgir outras propostas semelhantes no futuro”, disse Genoino. “Com isso, quebramos a rotatividade da alternância do poder, que é um principio democrático republicano”.

Ele lembrou que tanto o PT como o presidente Lula têm insistentemente se manifestado contrários à mudança das regras do jogo, possibilitando um terceiro mandato para prefeitos, governadores e presidente da República. A PEC ainda estabelece um referendo para consultar a população sobre o terceiro mandato do presidente da República.

Genoino também rechaçou a proposta de um referendo, pois crê que o processo seria influenciado pelos atuais ocupantes de cargos, ” positiva ou negativamente para uma situação futura e permanente”. Portanto, vale o princípio de que não se mudam as regras durante o jogo para beneficiar os atuais ocupantes, disse Genoino, ao lembrar que o PT sempre foi contra a mudança das regras, como fez Fernando Henrique Cardoso em 1995, para aprovar a reeleição, que acabou sendo chancelada pelo Congresso, com o voto contrário do PT. Em 1995, Genoino apresentou, na CCJ, um voto em separado à PEC nº 001/95 sobre a reeleição de FHC.

De acordo com Genoino, é preciso respeitar o principio da periodicidade de alternância do poder. “A democracia baseia-se em regras certas para ter resultados incertos, com a maioria e a minoria respeitando-os, com base na vontade expressada pelo povo nas urnas”. O relator da PEC explicou que sua posição não tem nada a ver com a possível candidatura da ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, à Presidência da República. ” O relatório é totalmente técnico e constitucional. Eu não trato de eleição de 2010 porque não está em debate nem em discussão”.

O parecer de Genoino já foi entregue aos partidos da oposição que também são contrário à possibilidade de um terceiro mandato dos ocupantes de cargo executivo, embora o ex-PFL (atual DEM) e o PSDB tenham alterado as regras do jogo no primeiro mandato de FHC para favorecer sua reeleição. Segundo Genoino, a CCJ deve arquivar a PEC que atinge valores e elementos essenciais do Estado democrático-republicano, consagrado na Constituição”. A re-reeleição, diz, revela-se “medida casuística e caprichosa que se ressente dos requisitos básicos de razoabilidade”. Para Genoino, doze anos é um “período excessivamente longo para um mandato no Executivo”.

Paulo Paiva e Hérika Tavares, estagiária em jornalismo

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100