Foto: Gustavo Bezerra
Os deputados do PT, José Genoino (SP) e Benedita da Silva (RJ) foram homenageados com a Medalha Assembleia Nacional Constituinte pelos serviços prestados na elaboração da Constituição Federal de 1988 e que completou 25 anos no último dia 5 de outubro. A condecoração foi feita nesta quarta-feira (9) em sessão solene realizada pelo Congresso Nacional. O deputado José Genoino encontra-se em licença médica e foi representado na solenidade pelo seu irmão e líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE).
O reconhecimento da luta empreendida pelo deputado Genoino na mobilização dos trabalhadores brasileiros por meio do Partido dos Trabalhadores, bem como a participação decisiva dele para garantir, na Carta Magna, direitos individuais e garantias sociais, emocionaram o líder José Guimarães que recebeu a comenda em nome de Genoino.
“Esse ato é uma homenagem a alguém que foi decisivo no processo de formatação da Constituição brasileira. As mãos limpas do Genoino estão postas na nossa Carta Maior. Portanto, receber essa medalha é um motivo de orgulho, mas um orgulho de sentimento pelo papel que o Genoino teve, tem e continuará tendo no parlamento brasileiro. Ele dignifica a nossa Constituição, o parlamento e a democracia”, afirmou Guimarães.
Emocionada, a deputada Benedita da Silva, também homenageada, citou “o momento importante, marcante e que coroa de esperança governantes e a sociedade brasileira no sentido de que essa Constituição dará o necessário para que os preceitos nela constituídos cumpram-se na vida de cada um brasileiro”.
Para Benedita, o recebimento da medalha é o símbolo de um dever cumprido. “Ser homenageada nesses 25 anos da Constituição Federal é para mim um incentivo e um estímulo para que eu possa, pelo mandato que me foi concedido pelo povo brasileiro, principalmente pela população do Rio de Janeiro, seguir fielmente, a essa Constituição que trata dos direitos individuais e coletivos das pessoas”.
Por iniciativa do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) as medalhas cunhadas em 1988 foram concedidas a parlamentares e instituições a título de reconhecimento pela participação na elaboração do novo texto constitucional.
Benildes Rodrigues
Veja também: Vídeo: Constituição 25 anos: Petistas destacam conquistas