Fundeb: Deputados apresentam projeto para sustar portaria do governo que diminui investimento anual por aluno

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e o deputado Rogério Correia (PT-MG) protocolaram, nesta sexta-feira (27), projeto de decreto legislativo (PDL 490/2020 e 489/2020) com o objetivo de sustar os efeitos da portaria interministerial que altera parâmetros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Assinado pelos ministros Milton Ribeiro (Educação) e Paulo Guedes (Economia), o documento reduz o investimento anual por aluno em 2020 em 8%.

Além de transferir para estados e municípios a responsabilidade sobre a complementação dos valores, José Guimarães chama atenção para outro efeito negativo da portaria: a impossibilidade de aumento salarial para os professores.

“Ao diminuir o valor por aluno, o governo Bolsonaro também ataca diretamente o piso nacional do magistério, que terá reajuste nulo! É uma portaria que acentua a desvalorização dos professores e fragiliza as redes públicas estaduais e municipais de ensino”, afirma o líder.

Para o deputado Rogério Correia a portaria desvaloriza o magistério e fragiliza, ainda mais, o ensino público do Brasil. “A portaria interministerial está em contraposição a todo acúmulo dos debates realizados pela Câmara dos Deputados e Senado Federal, desvalorizando o magistério e fragilizando ainda mais as redes públicas estaduais e municipais de ensino”, criticou.

Luta pela revogação

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) usou suas redes sociais para criticar a portaria editada pelo governo Bolsonaro e afirmou que estará na luta pela revogação. “Para os inimigos da educação quanto menos recursos para educação pública melhor. Não permitiremos! Vamos lutar para revogar”.

Na mesma linha, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) denunciou que o governo age para destruir a educação pública. “Esse (DES)governo age novamente em seu projeto político de destruição da educação pública e altera os parâmetros operacionais do Fundeb, reduzindo o valor anual mínimo nacional por aluno de R$3.643,16 para R$3.349,56. Vamos lutar contra essa medida Absurda!”, escreveu.

Leia à íntegra dos PDLs:

PDL 490/2020: https://bit.ly/3fI3X94

PDL 489/2020: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1944445&filename=PDL+489/2020

 

Lorena Vale com Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100