Dezenas de auditores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o País, além de representantes de secretarias estaduais e municipais do setor e do Sindicato Nacional de Auditoria do SUS (Unasus) participaram nesta quarta-feira (5), na Câmara, do ato de lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Sistema Nacional de Auditoria do SUS.
Durante o evento, comandado pelo presidente do colegiado, deputado Jorge Solla (PT-BA), os auditores cobraram ações do parlamento para o pleno funcionamento do sistema, e também para a instituição de uma carreira federal para os trabalhadores do setor.
O presidente da Frente Parlamentar disse que o próximo passo do colegiado será a formulação de um programa de trabalho com a participação ativa dos auditores nos três níveis de governo. “O objetivo é trazermos essas demandas para o parlamento e, assim, fortalecermos e aperfeiçoarmos o segmento de auditoria do SUS, consolidando essa política pública tão essencial à população brasileira”, afirmou Solla.
Também presente ao ato, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) hipotecou seu apoio à criação da carreira federal de auditor do SUS.
“Todos nós que defendemos o SUS, sonhamos com a carreira de Estado para os auditores. Os profissionais que lidam com a fiscalização de bilhões de reais investidos na saúde precisam ter mais valorização salarial e melhores condições de trabalho”, defendeu.
Desafio – Mesmo tendo sido instituído pela Constituição de 1988 e regulamentado dois anos depois, o Sistema Nacional de Auditoria do SUS ainda carece de estrutura, ordenamento jurídico e equipe para desempenhar suas funções. Um dos principais objetivos da Frente é dar respaldo político e celeridade à tramitação de propostas que coloquem o órgão em pleno funcionamento.
A Frente Parlamentar Mista já conta com o apoio de 217 deputados e quatro senadores.
Héber Carvalho
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara