A Câmara dos Deputados lança nesta quarta-feira (22/11) a Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero. O evento será às 18h, no plenário 13. Articulada pelo deputado Washington Quaquá (PT-RJ), a frente tem o objetivo de ajudar a levar transporte público gratuito para mais municípios brasileiros. O grupo vai promover a discussão e o aperfeiçoamento da legislação e de políticas públicas como a Tarifa Zero, que foi aplicada na cidade de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Há 10 anos, na gestão de Washington Quaquá como prefeito, foi criada em Maricá a EPT (Empresa Pública de Transporte). Ampliado pelo atual prefeito, Fabiano Horta, o sistema local de transporte com tarifa zero é um dos maiores do país: 115 linhas de ônibus servem a 120 mil passageiros por dia, cerca de 3 milhões por mês.
Passe livre
“Esse é um direito básico, por isso precisamos fazer com que essa política pública alcance mais lugares do país”, afirma Quaquá. Para o deputado, ainda há muito desconhecimento sobre o passe livre nos transportes, e faltam políticas públicas neste sentido. A experiência pode ser aplicada com sucesso, especialmente em pequenos e médios municípios, como ocorre no Brasil e em diversos países do mundo.
“Com essa Frente Parlamentar, queremos também fomentar mais estudos sobre o tema. Já está comprovado, por exemplo, que o transporte gratuito traz aquecimento econômico às cidades, com o aumento de circulação de pessoas pelo centro e também em áreas periféricas”, explicou Quaquá, que também é vice-presidente do PT Nacional.
Outro grande defensor da Tarifa Zero que compõe a frente é o deputado federal por São Paulo e Secretário Nacional de Comunicação do PT Jilmar Tatto que, quando candidato a prefeito de São Paulo em 2020, apresentou a proposta de gratuidade no transporte na capital paulista.
“Fui eleito deputado federal levantando a bandeira da Tarifa Zero e tenho direcionado minha atuação parlamentar para criar meios de torná-la viável”, afirma Tatto. Para o parlamentar paulista, essa é uma ideia que veio para ficar e em 2024 será um dos principais temas da corrida eleitoral nos municípios.
“Essa Frente será de suma importância no processo de difusão da ideia da gratuidade no transporte público. Será um espaço multipartidário para debater propostas para superar o atual modelo que é excludente, inviabilizando que milhões de brasileiros e brasileiras se desloquem por falta de condições financeiras de arcar com o custo da tarifa”, finaliza Tatto.
Assessoria de Comunicação deputado Quaquá