A deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) realizou nessa quarta-feira (10) o ato de lançamento da Frente Parlamentar Mista do Sistema Único de Saúde. A ação, ocorrida no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, contou com a presença de parlamentares e representantes de entidades da sociedade civil que apoiam e contribuem para a defesa do SUS.
A criação da Frente tem como objetivo principal o acompanhamento de ações governamentais e institucionais voltadas ao desenvolvimento do SUS. Também estão no escopo dos trabalhos da Frente a celeridade na liberação de recursos financeiros e orçamentários que visem à implementação de programas e políticas públicas dirigidas à ampliação da capacidade de atendimento e promoção de programas de saúde pública.
De acordo com a deputada, “a criação da frente parlamentar é imprescindível para garantir a reconstrução, a vigilância das ações e o fortalecimento do SUS, que foi completamente abandonado pelo ex-governo bolsonarista”.
Vacinação e pandemia
Além da descontinuidade de mais de 12 programas conduzidos pelo SUS, o último governo atrasou a campanha de vacinação no País, negou a aquisição de vacinas e equipamentos para o tratamento paliativo e ironizou a saúde da população em diversas de suas falas públicas, corroborando sobremaneira para a morte de mais 700 mil brasileiras e brasileiros durante a pandemia de Covid-19.
Assessoria de Comunicação da deputada Ana Pimentel