Frente em defesa dos comerciários é lançada na Câmara; Petistas elogiam espaço de debate

eudesxavier2

Com o objetivo de aproximar os comerciários do Parlamento e aprimorar a legislação referente à categoria, foi lançada nesta quarta-feira (21) a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários.

O secretário geral do novo colegiado, deputado Eudes Xavier (PT-CE), disse que a frente terá o papel de ajudar na interlocução dos governos com os sindicatos da categoria. “A presidenta Dilma sancionou a lei que regulamenta  profissão (Lei 12790/13) e, com isto, foi aberto um importante espaço de diálogo junto ao governo”, enfatizou.

O deputado lembrou que a categoria, de mais de 12 milhões de trabalhadores, esperava por essa conquista há muitas décadas. “Agora o trabalhador tem condições de aposentar como comerciário; terá o reconhecimento das convenções coletivas que regulamenta os acordos entre os trabalhadores e o capital”, afirmou. O deputado Eudes Xavier também registrou a importância do dia 30 de outubro como Dia Nacional dos Trabalhadores no Comércio.

Para o deputado Eudes Xavier, a frente parlamentar também deve cumprir um papel importante na amenização de conflitos. “Muitas vezes empresas de caráter nacional e internacional não enxergam os direitos trabalhistas e a frente pode ser um ambiente de debate e mediação”, afirmou.

Também presente ao lançamento da frente, o deputado Vicentinho (PT-SP), membro da Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Público, observou que o colegiado “tem tudo a ver com o contexto que estamos vivendo”. Segundo o deputado Vicentinho, a categoria dos comerciários tem uma relação muito forte com a sociedade. “Quem é que não está ligado ao comércio? Seja comprando ou vendendo”, questionou.

O deputado Vicentinho também lembrou a luta da categoria pela regulamentação da jornada de trabalho e destacou a luta pela criação do Conselho Federal do Secretariado e dos projetos de lei 353/11 e 7190/10, de sua autoria. O primeiro proíbe ao caixa de supermercado exercer a função de empacotador, concomitantemente e o segundo assegura aos trabalhadores de correios e lotéricas os mesmos direitos dos bancários em termos de segurança e jornada.

Jonas Tolocka

Foto: Gustavo Bezerra/ PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex