Frente Ambientalista debate o enfrentamento da crise climática

Reunião da Frente Ambientalista. Foto: Thiago Coelho

Com o plenário lotado, a Frente Parlamentar Mista Ambientalista do Congresso Nacional debateu, nessa quarta-feira (21/2), as pautas prioritárias para o ano de 2024 com foco na Transformação Ecológica e no Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável para lidar com a crise climática no Brasil e no mundo.

Coordenada pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP), a reunião técnica contou com a presença de coordenadores e secretários executivos dos grupos de trabalho – GTs da Frente, representantes da sociedade civil e instituições parceiras. “A reunião foi um marco importante para mostrar que a agenda socioambiental vem ganhando força na Câmara dos Deputados”, afirmou Tatto.

Nilto Tatto destacou a participação e disposição dos parlamentares e dos representantes da sociedade civil que fazem parte da Frente. “A energia e grande disposição dos integrantes dos 11 grupos temáticos da Frente indica um início de trabalho animador para conseguirmos avançar com as pautas ambientais na Câmara, em sintonia com o Plano de Transição Ecológica liderado pelo governo do presidente Lula no Ministério da Fazenda e a reconstrução da agenda ambiental a partir do Ministério do Meio Ambiente”.

Ações do governo federal

Cristina Fróes, subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, explicou o Plano de Transformação Ecológica – que consiste em três princípios, gerar emprego e renda com elevação da produtividade; Justiça ambiental e climática; e reduzir desigualdade de diversas formas.

Ela também falou sobre outras iniciativas de promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo do governo federal. Essas iniciativas foram apresentadas também na 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (COP 28) no final do ano passado.

Cristian reforçou que o Governo Lula está disposto, com muito diálogo e iniciativas, a enfrentar a crise climática e ambiental.

Grupos de Trabalho

A frente conta com 12 grupos de trabalhos temáticos. O PT coordena três desses GTs. A deputada Dandara (MG) coordena o GT do Cerrado; a deputada Carol Dartora (PR) a de Racismo Ambiental; e a deputada Camila Jara (MS) o GT do Pantanal.

Carol Dartora destacou a importância da Frente Parlamentar. “É uma frente muito profícua, significativa e que tem um enfrentamento poderosíssimo. Ela tem proposto soluções para tragédias anunciadas e denunciado a crise climática, a destruição do meio ambiente e da natureza”. Ela explicou que o GT tem como prioridade instituir o Dia Nacional de Combate ao Racismo Ambiental e Climático, propor ações para combater o racismo ambiental e climático, entre outras soluções sobre o tema.

Cerrado

Para a deputada Dandara, o GT do Cerrado tem que ser prioridade, pois tem sido “sacrificado”. “Nós precisamos priorizar o Cerrado para que possamos avançar estrategicamente em matérias e nas denúncias, tornando assim visível os problemas que vem acontecendo neste Bioma”.

A parlamentar quer que o Cerrado tenha a mesma importância da Amazônia. “Eu espero, num futuro bem próximo, dar a mesma visibilidade, a mesma força, o mesmo tom de denúncia e indignação que nós temos, por exemplo, com a Amazônia para o Cerrado”, observou Dandara.

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100