O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) alertou que Bolsonaro já começou o ano com a liberação de mais 32 registros de agrotóxicos, através do Ato 71 de 28 de dezembro de 2020, publicado no Diário Oficial da União dessa quinta-feira (14). “Em pouco mais de dois anos de governo, Bolsonaro já autorizou a comercialização de quase mil novos agrotóxicos no Brasil”, denunciou o deputado.
O parlamentar comentou ainda que é de se estranhar que o governo tenha tanta precaução em aprovar a vacina contra covid-19, mas não tem o mesmo comportamento com agrotóxicos.
“O governo liberou os agrotóxicos que os outros países proíbem, mas dificulta a vacina que outros países aprovaram. Um governo desse só prova que não se preocupa com a saúde do povo brasileiro”, lamentou.
Recorde
Frei Anastácio lembrou que em 2020, o Governo bateu recorde histórico em novas liberações de agrotóxicos, somando 493 novos tipos. O parlamentar destaca que, com a nova liberação, Bolsonaro chega a marca de quase mil novos agrotóxicos liberados em seu desgoverno.
“Hoje, há mais de três mil agrotóxicos sendo comercializados no Brasil, ou seja, Bolsonaro é responsável por liberar 1 terço de todos os agrotóxicos em circulação. Um governo que tem um projeto de destruir o povo e o meio ambiente”, lamentou.
Assessoria de Comunicação